Primeiro computador fabricado pela Apple será leiloado

Por Redação | 08 de Outubro de 2014 às 12h27

No próximo dia 22 de outubro, o primeiro computador fabricado pela gigante Apple irá a leilão e a expectativa é que o eletrônico seja vendido por cerca de US$ 400 mil. Segundo o MacWorld, esse valor equivale a 600 vezes o valor de quando ele foi lançado no ano de 1976 por US$ 666,66.

Diferente de outros computadores da época, incluindo o Apple II lançado um ano depois, em 1977, o Apple I foi lançado com uma placa de circuitos totalmente montada, mas sem periféricos como fonte de energia, monitor ou teclado. Visto que os compradores precisavam adquirir esses componentes separadamente, isso gerou diversos modelos personalizados do computador. Alguns até trouxeram cases feitos à mão para utilizarem a máquina.

Acredita-se que o computador que será leiloado é um dos únicos 50 montados manualmente na garagem de Steve Jobs por Steve Wozniak para a Byte Shop, de Paul Terrell. O Apple I será leiloado na casa de leilões Bonhams, na cidade de Nova Iorque.

Apple 1

O Apple I fez história por ser o primeiro computador pessoal do mundo com a possibilidade de trabalhar com um teclado e uma tela. Como é de se esperar, a tecnologia disponível no computador era bem inferior a de hoje. A máquina, por exemplo, tinha apenas 8 KB de memória, o que não possibilitaria armazenar nem um arquivo com dois parágrafos de texto no formato .doc. Na época, o computador foi rapidamente ofuscado pela próxima criação de Wozniak e Jobs, o Apple II, cujo lançamento ocorreu no mês de abril de 1977 e logo se tornou o computador mais visado dos anos 1970.

Fonte: http://macworldbrasil.com.br/noticias/2014/10/07/computador-raro-da-apple-de-1976-sera-leiloado-por-us-400-mil/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.