Primeiro Macintosh completa 30 anos

Por Redação | 24 de Janeiro de 2014 às 18h35

Há exatos 30 anos, Steve Jobs apresentava ao mundo o Macintosh, o primeiro computador pessoal lançado pela Apple. O computador de 128k de memória foi resultado de um longo processo de pesquisa e desenvolvimento iniciado na década de 70.

Ele foi o primeiro computador lançado como uma alternativa acessível ao público. Mesmo custando US$ 2.500, o valor era considerado baixo em comparação com os modelos da época, geralmente usados apenas por profissionais. A própria Apple vendia o Lisa, que já trazia algumas inovações, porém, o equipamento custava US$ 10 mil.

Mas o problema dos computadores até 1984 não eram apenas o seu preço: até o lançamento do Macintosh, as máquinas tinham linguagens complexas, que exigiam cursos e treinamentos para serem compreendidas. Embora o Lisa tenha sido a porta de entrada do mouse no mercado de tecnologia, o Macintosh foi o responsável por popularizar o prático acessório.

As dimensões e resolução da tela também eram muito mais próximas do que poderia ser visto após a impressão e isso rendeu à Maçã uma boa fortuna. Foi com o Macintosh que se deu inicio à editoração eletrônica.

Macintosh

Macintosh

Em 1985, a Apple chegava aos 500 mil computadores Macintosh vendidos. Enquanto isso, a Microsoft estava lançando o primeiro Windows. Já em 1987, a Apple bateu a marca de um milhão de Machintoshes vendidos, um número muito impressionante para o mercado da década de 80. No mesmo ano foi lançado o seu substituto: o Macintosh II, que foi o primeiro modelo a trazer a CPU separada do computador.

Embora muita gente desacredite da importância do equipamento como uma máquina relevante para o mercado atual, não há como negar a sua enorme importância para tudo o que temos hoje ao nosso redor. O sistema vendido no Macintosh foi inspiração para a criação do iOS, sistema operacional do iPhone que revolucionou o mercado de telefonia móvel, dando início a uma nova era de aparelhos portáteis inteligentes.

Para comemorar os 30 anos do lançamento do Macintosh, a Apple publicou hoje um vídeo em homenagem (que você pode ver acima) e uma página especial, que mostra a evolução da linha Mac (clique aqui para acessar). O vídeo ainda não conta com tradução para o português.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!