Presidente da Samsung é hospitalizado após sofrer ataque cardíaco

Por Redação | 12 de Maio de 2014 às 13h23
photo_camera Divulgação

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, sofreu um ataque cardíaco no último sábado (10) e foi levado às pressas para a emergência de um hospital perto de sua casa. De acordo com informações do jornal The New York Times, o executivo foi internado antes de ser transferido para o Samsung Medical Center, em Seul, e sua condição de saúde é estável.

Em nota divulgada neste domingo (11) pelo Centro Médico da companhia, na Coreia do Sul, Lee Kun-hee, de 72 anos, mostrou sintomas de parada cardíaca e a equipe do hospital precisou prestar os primeiros socorros, incluindo procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar e um tratamento por hipotermia, que impede a propagação de materiais tóxicos pela corrente sanguínea ao induzir um metabolismo reduzido para aumentar a temperatura corporal logo em seguida.

Funcionários do hospital não quiseram informar por quanto tempo o executivo ficará hospitalizado, mas a previsão é de que ele recupere a consciência nesta terça-feira (13). Ele já respira sem a ajuda de aparelhos. Em nota oficial, a empresa lamenta a condição de saúde do atual chairman e chefe do conselho, mas afirma que a agenda de reuniões e decisões continua de pé mesmo sem a presença do presidente.

Embora Lee não seja tão participativo na criação e supervisão de novos produtos da Samsung – atualmente, outros três executivos-chefes são quem comandam as principais operações –, acredita-se que ele é o responsável pela palavra final diante de decisões estratégicas. O coreano, filho do fundador da companhia, está no poder da gigante asiática desde 1987, e ajudou a Samsung a se estabelecer como uma das principais corporações de tecnologia do mundo, principalmente no mercado de smartphones, televisores, semicondutores e máquinas de lavar.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que Lee é hospitalizado. Em agosto do ano passado, ele sofreu uma forte pneumonia, além de passar por um tratamento de câncer de pulmão no final da década de 1990. Com problemas graves de saúde nos últimos 20 anos, o presidente da Samsung levanta dúvidas entre seus principais acionistas, que questionam se o único filho do empresário, Jay Y. Lee, está pronto para assumir o controle da empresa. Jay Y. Lee tem sido preparado como sucessor do pai há muitos anos, e agora ocupa o cargo de vice-presidente da companhia.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!