Positivo lidera, pelo oitavo ano consecutivo, o mercado brasileiro de PCs

Por Redação | 15 de Março de 2013 às 17h15

Apesar de o mercado mundial de PCs estar enfrentando um momento complicado, bons ventos sopram para o lado da Positivo Informática. A fabricante ocupa a liderança do mercado brasileiro de computadores pelo oitavo ano consecutivo.

Os dados são da IDC, e mostram que houve um aumento de 0,6 pontos percentuais no market share da companhia, que no último trimestre de 2012 dominou uma fatia de 14,6% do mercado brasileiro, com uma diferença de 34% no volume de vendas em relação ao segundo colocado.

O aumento de participação no quarto trimestre de 2012 foi verificado em desktops e em notebooks, com liderança da companhia em ambas as categorias, com fatias de 28,7% e de 22,4% do mercado, respectivamente. No ano passado, o volume consolidado de hardware (desktops, notebooks e tablets das marcas Positivo e Positivo BGH) registrou 2,409 milhões de equipamentos, entre eles 2,306 milhões de PCs e 103 mil tablets. Foram entregues 2,194 milhões de unidades no Brasil e 214 mil na Argentina.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A IDC prevê uma estabilização no mercado brasileiro de computadores, que será liderado pelo segmento varejista, e uma grande expansão da venda de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Entre 2012 e 2017 estima-se uma taxa de crescimento anual de 0,9%, o que deve levar o mercado a vender 16,2 milhões de PCs no último ano projetado.

Já o mercado de tablets deve crescer 29,5% nos próximos cinco anos, atingindo 11,4 milhões de unidade vendidas em 2017. Enquanto isso, no mesmo período, o mercado de telefones celulares (smartphones e feature phones) deve apresentar uma taxa de crescimento anual composto de 9,2%, com um volume total de 92 milhões de unidades no país.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.