Por que você deve medir o ROI de uma rede social corporativa

Por Colaborador externo | 18 de Julho de 2014 às 18h45

*Radamés Martini

Tudo o que é medido é melhor gerenciado. Chavão entre os especialistas em administração, essa expressão torna-se cada vez mais importante para profissionais de comunicação, marketing e RH, cujas ações precisam gerar retorno direto para a organização. Minha experiência no segmento empresarial mostra que, com ajuda de uma rede social corporativa, é possível melhorar muito os resultados de uma empresa.

Uma sigla que está na cabeça de qualquer gestor na hora de apostar em uma nova solução ou em uma campanha é o ROI - sigla em inglês para return on investment ou retorno sobre investimento. O ROI das redes sociais corporativas vem da redução de despesas e “gargalos” de receita, como uso de telefone, tempo de realização de tarefas e busca por informações internas, gastos com papel e impressão e até deslocamentos e viagens. Calcular a economia que a rede social corporativa gera é fundamental para descobrir se a solução adotada está realmente funcionando.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Os resultados, na maior parte das vezes, geram boas surpresas e superam expectativas. Segundo a Forrester Research, uma rede social corporativa é capaz de gerar um ROI de até 365% às empresas. A medição pode, também, indicar eventuais equívocos no processo de implementação, especialmente nas ações de engajamento, e indicar pontos a serem otimizados.

Medir o ROI de uma plataforma de comunicação interna não é apenas um diferencial, mas uma necessidade. A forma de calculá-lo depende do foco da empresa e da atividade que ela exerce. Para Nishwa Ashraf, da consultoria Melcrum, a discussão sobre o retorno das ferramentas de comunicação interna como as redes sociais corporativas precisa passar necessariamente pela influência na performance do negócio. Segundo ele, a medição de resultados é fundamental para apostar em processos e plataformas que melhorem a integração entre colegas.

A maioria das decisões dos empresários é baseada em números, por isso, quanto mais quantificado for o ROI, mais fácil será provar o valor da implantação de uma nova ferramenta. Se você quer calcular o retorno sobre o investimento em sua rede social corporativa, recomendo o eBook gratuito sobre o tema de autoria da SocialBase.

*Radamés Martini é diretor executivo da SocialBase, empresa que desenvolve soluções para comunicação interna.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.