Polícia finlandesa confirma pagamento de milhões para chantagistas da Nokia

Por Redação | 23 de Junho de 2014 às 12h38

Proteger seus códigos-fonte para que estes não caiam nas mãos de pessoas mal intencionadas é um dos desafios de todas as empresas de tecnologia da atualidade. E toda essa proteção é fundamental para a empresa se manter forte no mercado e com a confiança de seus clientes.

No entanto, em 2006 a Nokia não conseguiu evitar que código do Nokia Symbian fosse parar nas mãos de chantagistas, que pediram milhões de dólares para manter o código em segredo. O caso nunca foi divulgado pela empresa, no entanto esteve desde o início sendo acompanhado pelas autoridades finlandesas. Na última semana, o canal noticioso finlandês MTV publicou o caso, revelando que entre 2006 e 2007 a empresa foi contratada por chantagistas que ameaçaram levar a público o código do Symbian caso não recebessem milhões de dólares.

A empresa finlandesa pagou a quantia exigida para assegurar que seu código não viesse a público, no entanto, informou o caso à polícia finlandesa. Após a divulgação do caso, a Reuters entrou em contato com a polícia finlandesa, que confirmou a existência da investigação e ainda afirmou que o caso está sendo investigado.

Mesmo com o acompanhamento da polícia, a Nokia entregou o dinheiro aos criminosos, abandonando-o em um estacionamento na cidade de Tampere. O dinheiro foi retirado do local pelos criminosos, que fugiram em seguida.

A Nokia optou pelo pagamento devido ao grande prejuízo que poderia ser causado pela revelação pública do código. Não apenas o Symbian se tornaria público, como também sua chave poderia ser usada para acessar dados dos utilizadores, facilitando a instalação de malwares em dispositivos que usassem o sistema.

Todos os dispositivos e pessoas que utilizassem a chave estariam ameaçados, sendo possível o acesso aos dados pessoais dos donos dos aparelhos. Na época, o Symbian estava presente em mais de 50% dos dispositivos da Nokia, o que fez a empresa optar pelo pagamento e preservação do código.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.