Plataforma de anúncios do Google sofre 'apagão' e afeta sites em todo o mundo

Por Redação | 12 de Novembro de 2014 às 14h57

Muita gente notou menos publicidade espalhada por aí na web na manhã desta quarta-feira (12). A plataforma de anúncios DoubleClick, do Google, sofreu por aproximadamente uma hora e 45 minutos um "apagão", que deve custar alguns milhões de dólares de prejuízo a vários anunciantes.

O "sumiço" do DoubleClick trouxe alguns bugs inesperados, especialmente em sites que usam publicidade mais agressivas. O Business Insider, por exemplo, destaca a página da Forbes, que normalmente oferece um grande anúncio na capa antes de exibir o conteúdo da notícia. Quem acessava o site na manhã de hoje visualizou o material todo em branco.

DoubleClick

Veículos como o The Wall Street Journal, BBC.com, Mashable e o próprio Business Insider também sofreram com problemas semelhantes, que variam de acordo com o tipo de anúncio em cada página. No entanto, a maioria dos sites que usa anúncios mais simples apresentou hoje um conteúdo mais "limpo", sem publicidade, o que até mesmo foi comemorado por alguns internautas nas redes sociais.

DoubleClick

"DoubleClick for Publishers sofreu uma queda de energia nesta manhã, impactando editoras em nível mundial, por meio de vídeo, display, formatos nativos e móveis. Nossa equipe tem trabalhado rapidamente para corrigir a falha de software e agora estamos retomando os trabalhos para que nossos parceiros possam voltar a capitalizar seu conteúdo", disse uma porta-voz do Google.

O fórum The DoubleClick for Publishers registrou várias reclamações, e gerentes de contas do Google que entraram em contato com algumas pessoas que postaram as críticas confirmam uma "questão crítica". Para piorar, esse "apagão" acontece apenas algumas semanas após uma recente vulnerabilidade explorada por malwares em anúncios do DoubleClik e da agência Zedo.

A pane teria acontecido entre as 12h e 13h45 (horários de Brasília) e ainda não há muitos detalhes sobre o que teria causado o problema. Especialistas de mercado afirmam que o ocorrido pode ter causado até US$ 1 milhão de prejuízos coletivos.

Fonte: http://www.businessinsider.com/doubleclick-for-publishers-down-2014-11

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!