Philips e Google trabalham em projeto de lâmpada sem fio para climatização

Por Redação | 14 de Julho de 2014 às 16h35

A Philips e o Google Nest anunciaram uma parceria para desenvolver a integração entre o Philips Hue, que desenvolve lâmpadas sem fio, como parte do programa “Works with Nest”, uma tentativa do Google de vincular outras propostas ao seu termostato inteligente para a casa inteligente. Segundo a Philips, o trabalho ainda está em andamento e pretende que as lâmpadas sejam compatíveis com o Nest por IFTTT.

Segundo a empresa, os desenvolvedores do Hue da Philips e os do Nest tentam buscar novos recursos que poderiam ser disponibilizados para os usuários a partir da combinação de programas.

O Google já usa o IFTTT para outros recursos no Nest, como o Nest Protect, que identifica se há alguém fumando no ambiente e que acende automaticamente as luzes quando detecta fumaça. O cuidado que tem sido tomado é que a integração com o sistema, embora ele seja flexível, não afeta sua funcionalidade inicial.

Segundo informações dadas pelo arquiteto do sistema hue, George Yianni, para o site Slash Gear, parte do projeto visa investigar como a cor clara e tons diferentes podem afetar a percepção da temperatura e como tornar possível que com essas informações haja uma poupança nos custos de climatização.

Yianni explicou que a iluminação de uma determinada cor pode alterar a percepção das pessoas com relação à temperatura real da sala, e assim, por exemplo, adiar a necessidade de aumentar a potência do ar condicionado. Tal nível de interação não é possível atualmente com IFTTT, mas poderia se tornar real com uma melhor comunicação entre Hue e Nest.

O programa de parcerias foi anunciado pelo Google em junho com a participação de diversas empresas de automação residencial e wearables. No entanto, o Hue inicialmente não fazia parte dos candidatos. O Nest também pode oferecer suporte para comunicação com o Google Now, o que iria permitir a comunicação entre smartwatches com Android.

A Philips não anunciou um prazo para o lançamento do “Works with Nest” nem a data para que ele chegue aos consumidores.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!