Pesquisadores desenvolvem sutiã que monitora ganho de peso

Por Redação | 06 de Dezembro de 2013 às 07h50

Mulheres que sofrem de ganho de peso por conta de estresse poderão ter um forte aliado no futuro. Trata-se de um sutiã que monitora o aumento do peso.

Desenvolvido por pesquisadores da Microsoft, o sutiã conta com sensores de eletrocardiograma, que medem frequência cardíaca e respiração, giroscópio, acelerômetro, além de um sensor de atividade electrodermal que mede a condutividade da pele, um dos principais indicadores de estresse. Os dados são enviados para um microprocessador de 3,7 volts, que por sua vez, retransmite as informações para um aplicativo de smartphone e o computador dos pesquisadores.

O objetivo principal do protótipo é tentar mudar o hábito de comer por ansiedade ou, pelo menos, avisar as usuárias sobre o que está acontecendo. O dispositivo já foi testado em um pequeno grupo de mulheres nos Estados Unidos e com os resultados, os cientistas foram capazes de prever com precisão as mudanças na fisiologia da paciente, incluindo alterações no humor.

Em entrevista ao Discovery Channel, Mary Czerwinski, psicóloga e pesquisadora sênior em visualização e interação na Microsoft, disse que o projeto também tentou ser adaptado aos homens, mas sem sucesso. "Tentamos fazer o mesmo com a roupa íntima masculina, mas estava muito longe do coração", afirma.

Apesar de parecer uma grande ideia, o protótipo ainda possui algumas deficiências. Uma delas é a bateria, que durou apenas quatro horas. Além do desafio de aumentar a autonomia da bateria, os pesquisadores estão procurando agora por outra parte do corpo que possua uma precisão fisiológica semelhante, porém, que dê menos trabalho.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.