Pesquisadores da Microsoft desenvolvem elevador inteligente que prevê ações

Por Redação | 20 de Janeiro de 2014 às 18h06

Já imaginou entrar em um elevador que sabe em qual andar você vai? Parece ficção científica, mas já é realidade, graças à Microsoft.

Em entrevista à Bloomberg TV, Peter Lee, Chefe de Pesquisas da Microsoft, disse que o elevador inteligente é uma das suas promessas para o futuro. Lee explica que o time de pesquisadores da Microsoft colocou uma série de sensores na frente de elevadores durante três meses. Nesse período de tempo, os sensores viram e escutaram o que as pessoas fizeram, sem nenhum tipo de programação adicional.

Ainda de acordo com Lee, depois do período, o sistema aprendeu como as pessoas se comportavam e começou a entender suas intenções. Sendo assim, depois do "período de treinamento", a função de "aprendizado" foi desligada, e o sistema foi capaz de controlar o elevador agindo de acordo com o comportamento dos usuários. É claro que a tecnologia ainda é um protótipo.

Mas e no caso de exceções? O pesquisador diz que é possível prevê-las, se elas tiverem sido observadas pelo sistema. "Se o sistema sabe, por exemplo, que é a hora do almoço, que você combinou de almoçar com um colega no segundo andar, e percebeu que você está deixando o escritório para ir para o elevador, o elevador pode ser inteligente o suficiente para levá-lo, sem a necessidade de operar nada, até o seu colega", explica Lee.

Contudo, a novidade traz à tona dois questionamentos. Em primeiro lugar, se é mesmo possível prever todo tipo de exceção de rotina e, em segundo, até que ponto um elevador inteligente não está "espionando" sua privacidade.

Como lembra o The Next Web, muitos de nós operamos um celular ou computador, no entanto, a Microsoft acredita no contrário. "Nós pensamos que, no futuro, você não estará operando computadores, mas os computadores funcionarão de acordo com seus hábitos", disse Lee.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.