Emagrecimento: nova bomba suga alimentos do estômago de pacientes obesos

Por Redação | 18 de Janeiro de 2013 às 14h32

O inventor Dean Kamen, em parceria com médicos e pesquisadores, criou uma bomba capaz de sugar os alimentos em excesso presentes no estômago de pacientes com sobrepeso.

O AspireAssist, que conseguiu recentemente o registro de patente nos Estados Unidos, funciona da seguinte forma: uma válvula e um cano de sucção são instalados no estômago do paciente, com um tubo conectando o sistema interno à bomba. Após vinte minutos de encerrada cada refeição, o paciente deverá ir ao banheiro, acoplar o mecanismo e cerca de um terço de tudo que foi ingerido será extraído do estômago e eliminado no vaso sanitário - todo o procedimento leva, em média, de 5 a 10 minutos para ser concluído.

"O processo é realizado na privacidade do banheiro, e a comida é drenada diretamente no vaso sanitário. Como a aspiração remove apenas um terço do alimento ingerido, o corpo ainda recebe as calorias que necessita para funcionar. Para perder a quantidade de peso ideal, o paciente deve realizar o processo de aspiração após cada refeição principal (cerca de 3 vezes ao dia). Ao longo do tempo, como os pacientes aprendem a comer de forma mais saudável e moderada, eles podem diminuir a quantidade de vezes que realizam o processo", afirma a página oficial do AspireAssit.

AspireAssist

Foto: Divulgação

A empresa afirma que durante seu período de testes clínicos, os pacientes voluntários perderam, em média, 20 quilos no primeiro ano. E algumas pessoas, que utilizaram o procedimento de forma correta e começaram a cuidar da sua alimentação, perderam até 100% do seu excesso de peso e o mantiveram após o fim do tratamento.

O AspireAssist já está disponível em algumas regiões da Europa, e seus criadores ainda buscam a autorização para iniciar sua comercialização no resto do mundo. Além disso, a empresa afirma que o aspirador é uma boa opção para quem não tem dinheiro suficiente para realizar a cirurgia bariátrica tradicional.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.