Pesquisa mede o nível de conectividade das empresas brasileiras

Por Redação | 26 de Agosto de 2014 às 06h20

Você sabia que, em uma era de redes sociais, comunicação mobile, cloud computing e mensageiros instantâneos, a boa e velha ligação telefônica ainda é a forma de comunicação preferida das empresas? É essa uma das constatações da pesquisa “A Conectividade das Empresas Brasileiras”, realizada pela Embratel em uma parceria com a Teleco. As informações foram divulgadas em release para a imprensa.

O estudo, voltado para conhecer o comportamento das empresas nacionais, suas tendências e problemas, analisou as estruturas de tecnologia da informação e telecomunicações de 400 companhias brasileiras. Participaram desde pequenas até grandes corporações, espalhadas por cinco capitais brasileiras, gerando um mapeamento desse mercado.

A utilização da telefonia tradicional ainda reina. 80% das entrevistadas utilizam telefonemas para entrar em contato com seus funcionários, enquanto 77% costumam ligar frequentemente para seus fornecedores. Para falar com clientes, o número é menor, mas as chamadas de propaganda ou oferta de serviços ainda acumulam 68%, mesmo em uma época na qual órgãos de defesa do consumidor fecham cada vez mais o cerco com relação a essa prática.

É uma tendência que continua a contribuir de forma significativa para os números do mercado de telecom nacional. Enquanto muitos dos usuários comuns, principalmente jovens, preferem as mensagens de texto, o fechamento de negócios e contratação de serviços ainda usa uma mistura de telefonia móvel e fixa, gerando uma oferta de planos empresariais diferenciados ou que integram também SMS, internet móvel ou videoconferência, por exemplo.

Já quando se fala em texto, especificamente, o email ainda é o método preferido. 84% das empresas consultadas afirmaram usar esse método de contato. Hoje, os serviços de internet estão presentes em 94% das companhias nacionais, sendo que 85% delas contam com acesso via banda larga. A velocidade ainda pode ser baixa, mas como no caso da telefonia, há uma oferta crescente por mais disponibilidade de conexão, o que deve aumentar o fluxo de dados no futuro bem próximo.

Por outro lado, surpreendeu um total de 45% dos entrevistados dizendo utilizarem também os SMSs como uma forma de se comunicar. A pesquisa não entra em detalhes se estamos falando apenas das tradicionais mensagens no celular ou serviços como o WhatsApp, por exemplo, mas fica claro que há uma tendência a se aproximar mais dos clientes desta maneira.

Falando em mobilidade, 58% das companhias participantes do estudo afirmaram já aceitar que seus funcionários tragam os próprios celulares, computadores ou tablets para o trabalho. Aqui, então, surge mais uma oportunidade para criação de políticas de TI, em prol da proteção dos dados de clientes e de segredos das próprias empresas.

Nuvem e segurança

A tendência pelo uso dos serviços de cloud computing já começa a se consolidar lá fora, mas no Brasil, ainda está presente em apenas 8% das empresas pesquisadas. Aqui, a nuvem aparece principalmente em aplicações de armazenamento e backup, mas existe uma curva em crescimento nessa utilização, principalmente no que diz respeito aos serviços de proteção.

Falando neles, há um dado um pouco amedrontador. Apenas 45% das empresas analisadas no estudo afirmaram ser contratantes de serviços de segurança, apesar de a maioria delas afirmar estudar esse tipo de produto ou ter a intenção de adquiri-los no futuro. É mais uma indicação de que, apesar do aumento claro, ainda há um longo caminho a ser seguido.

A falta de atenção à segurança das informações também se estende ao armazenamento interno de dados. 64% das empresas possuem soluções de backup fora da nuvem, enquanto 23% delas armazenam arquivos nos computadores dos próprios funcionários, uma prática perigosa.

Apesar de alguns precedentes negativos, o estudo da Embratel e Teleco mostra que, cada vez mais, as empresas brasileiras utilizam a tecnologia como uma forma de aumentar sua produtividade. Mais do que isso, esse é um processo que vem acelerando mais a cada ano e, claro, representa uma grande oportunidade para companhias que quiserem vender soluções ou serviços para esse mercado corporativo cada vez mais lucrativo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.