Pesquisa do Google agora responde com voz em português

Por Redação | 12 de Maio de 2014 às 13h04

"Conversar" com o smartphone tem se tornado uma prática cada vez mais comum na vida das pessoas. E, aos poucos, essas novidades são lançadas para usuários brasileiros. Uma delas foi anunciada pelo Google nesta segunda-feira (12): a partir de agora, um dos maiores sites de buscas do mundo fala português, o que permite que donos de tablets, celulares inteligentes e computadores façam pesquisas de voz em nosso idioma.

"Faz 15 anos que o Google evolui para transformar a busca em uma ferramenta que entende exatamente o que o usuário procura e devolve a informação que ele precisa. Hoje, damos mais um passo nessa direção, tornando a interação dos usuários com a busca ainda mais natural com base em tecnologias de reconhecimento e síntese de voz em Português", afirma Bruno Possas, Engenheiro-Chefe de Buscas do Google em Belo Horizonte.

Para utilizar a ferramenta, basta clicar no ícone do microfone na barra de busca e perguntar o que quiser. De acordo com a companhia, o mecanismo agora é capaz de entender o contexto das pesquisas como se o usuário estivesse em um diálogo de verdade com outra pessoa. Por exemplo, se o usuário perguntar "Quem é Cléo Pires?" e em seguida fizer outras questões, como "Quem são os pais dela?" e "Ela tem irmãos?", o sistema exibe resultados que estejam relacionados à atriz.

A empresa destaca que o motor de buscas aceita qualquer tipo de pergunta, desde "Quantas calorias tem uma maçã?" e "Como está o trânsito até o Pacaembu?" até "O Palmeiras ganhou o último jogo?" e "Quem inventou o telefone?". O programa também responde a dúvidas mais específicas, como "Onde fica a farmácia mais próxima?" ou "Qual é o melhor caminho para minha casa?".

O novo mecanismo de busca do Google está disponível a aprtir de hoje para os mais de 105 milhões de usuários de internet no Brasil. Você pode acessá-la do seu dispositivo com sistema operacional Android ou iOS, e também no navegador Chrome.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.