Pesquisa afirma que redes sociais irão movimentar US$ 16, 9 bilhões em 2012

Por Redação | 26 de Julho de 2012 às 17h10

Um estudo divulgado pela empresa de pesquisas Gartner nesta quarta-feira (25) afirma que as redes sociais irão movimentar mais de US$ 16,9 bilhões em 2012 e que grande parte dessa receita será proveniente de propagandas e anúncios.

De acordo com o TechCrunch, os números indicam um crescimento de mais de 43% no lucro obtido com redes sociais no último ano, quando empresas como Facebook, Spotify e Twitter geraram mais de US$ 11, 8 bilhões.

"O uso da mídia social online amadureceu e mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo irá entrar para as redes sociais ainda este ano", afirmou em nota oficial Neha Gupta, analista sênior da Gartner. "Embora o número de usuários de mídias sociais seja grande e em alguns casos mais maduro em seus padrões de uso, o mercado ainda está em seus estágios iniciais de uma perspectiva de gerar receita com o meio".

Os jogos sociais, produzidos por empresas como Zynga, Wooga e Gree, vão gerar em 2012 uma renda aproximada de US$ 6,2 bilhões. E serviços de assinatura como, por exemplo, o Spotify, deverão produzir US$ 278 milhões para as empresas de mídia.

Dinheiro Internet Computador

Grande parte da receita total será gerada através de propagandas

Os números também indicam que mesmo com a promoção feita para o uso de serviços de assinatura nas redes sociais, os usuários ainda buscam por opções gratuitas na hora de adquirir ferramentas de entretenimento.

A pesquisa mostrou que, atualmente, os departamentos de marketing das empresas estão aplicando grandes quantias na produção de ações publicitárias nas redes sociais e que isso deve aumentar ainda mais neste ano.

Além disso, a Gartner também afirma que as empresas de redes sociais devem investir na criação de ferramentas de análise, garantindo assim que as companhias anunciantes tenham maior conhecimento sobre os efeitos que seus anúncios causam no público consumidor.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.