Pegatron enfrenta críticas em meio de onda de mortes em fábrica de iPhone 5C

Por Redação | 18 de Dezembro de 2013 às 17h06

A fornecedora chinesa Pegatron está enfrentando uma nova onda de críticas após a divulgação de várias mortes de seus funcionários relacionadas à produção do iPhone 5C.

De acordo com o New York Times, um exemplo perturbador foi a morte de Shi Zhaokun, de apenas 15 anos, que faleceu devido a uma pneumonia e por ter trabalhado cerca de 280 horas em seu primeiro mês na fábrica – o que viola as normas trabalhistas locais e o código de conduta da Apple.

Usando uma identidade falsa, Shi Zhaokun conseguiu burlar as leis chinesas relacionadas à idade mínima de contratação. O governo também proíbe de que as empresas forcem seus funcionários a trabalharem mais de 60 horas semanais – de acordo com os registros, Shi trabalhou entre 75 e 79 em cada uma das suas primeiras três semanas.

O grupo de defesa do trabalhador chinês, o China Labor Watch, também afirma que a Pegatron não forneceu explicações satisfatórias para as outras cinco mortes de jovens funcionários ocorridas nos últimos meses. A organização disse ter recebido relatos de duras condições de trabalho e horas excessivas.

A Pegatron reconheceu as mortes de seus trabalhadores, no entanto, a empresa argumenta que os problemas de saúde de Shi Zhaokun não estavam relacionados com o seu trabalho na fábrica do iPhone 5C. A fornecedora também afirma que os registros divulgados pelos pais do adolescente não levam em conta o período de folga durante os dias de trabalho.

“Considerando as súbitas mortes de cinco pessoas com razões semelhantes, acreditamos que deve haver algumas relações entre a tragédia e as condições de trabalho na fábrica,” disse Li Qiang, representante do China Labor Watch.

A Apple disse que tem forçado os seus fornecedores chineses a pagarem um salário mais alto aos seus funcionários e concederem melhorias com a segurança dos ambientes de trabalho. A empresa também afirmou que intensificou as auditorias para monitorar o cumprimento do seu código de conduta.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.