Pedido de patente da Apple trata de tecnologia para gerar energia alternativa

Por Redação | 03 de Janeiro de 2013 às 19h30

Em um raro pedido de patente não relacionado à computação, a Apple propõe a criação de uma turbina eólica, que gera eletricidade a partir da conversão de energia térmica, em vez de energia gerada apenas pela rotação das pás de um moinho.

O sistema pode armazenar a energia em excesso quando o vento for muito forte, e, ao contrário de sistemas semelhantes que armazenam a energia extra usando baterias, a patente da Apple utiliza a turbina eólica para girar pás no interior de um recipiente repleto de um líquido. O calor proveniente da fricção entre as pás submersas e o líquido é suficiente para gerar energia.

Um trocador de calor ajustável transfere o calor gerado para um segundo fluido até ele ferver e conseguir acionar uma turbina a vapor. Quando o vento for muito forte, o primeiro líquido vai aquecer além do necessário para ferver o segundo líquido. Em seguida, durante os períodos de ventos mais calmos, o calor armazenado no líquido pode ser utilizado para produzir vapor mesmo sem a movimentação das hélices da turbina eólica.

O motivo de a Apple estar trabalhando em um projeto tão diferente da sua linha atual de produtos ainda não está extremamente claro, embora a empresa seja conhecida por usar fontes de energia alternativa em suas instalações.

Tecnologia de energia eólica patente da Apple

Imagem: USPTO

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.