Patentes da Microsoft para smartwatch são reveladas

Por Redação | 30 de Junho de 2014 às 15h14
photo_camera Divulgação

A briga pela liderança do mercado de tecnologia tem levado as gigantes mundiais a acirrar a disputa em diversas frentes. Google, Apple e Microsoft concorrem para conquistar espaço em nuvem, smartphones, softwares e gadgets. E a Microsoft não quer perder espaço neste mercado e está garantindo algumas patentes para criar um portfólio para seus próprios smartwatches. Segundo as informações divulgadas pelo site WMpoweruser, duas patentes foram registradas pela empresa, que trazem algumas novidades para a corrida do gadget.

Uma das patentes é chamada “Discreetly Displaying Contextually Relevant Information on a display device”, algo como “Exibindo Discretamente informações contextualmente relevantes em um dispositivo de exibição”. A ideia pode parece simples e já usada pela Samsung, mas na verdade vai um pouco além e, por exemplo, mostraria dados de navegação GPS diretamente no smartwatch.

A outra patente, que aparenta ser um pouco mais interessante, é intitulada “Dynamic User Interfaces Adapted to Inferred User Contexts”, algo como “Interfaces de usuário dinâmicas adaptadas aos contextos do usuário inferido”.

Essa segunda patente iria influenciar como o usuário vê o smartwatch de acordo com o contexto em que ele está inserido. Por exemplo, se você estiver dirigindo, o relógio inteligente iria identificar a sua atividade naquele momento e direcionar um conteúdo próprio para o que você está fazendo. Isso seria feito por meio do GPS, microfone e acelerômetro presentes no gadget.

A revelação das patentes não garante que a Microsoft lance em breve seu modelo de smartwatch. No entanto, elas dão alguns indícios do que se pode esperar da empresa. Até mesmo porque as patentes podem ser utilizadas inicialmente apenas para terceirização, o que renderia um retorno financeiro para a empresa.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!