Patente revela lentes de contato inteligentes da Google

Por Redação | 26.03.2015 às 18:36

Já que o badalado Google Glass não obteve o resultado esperado, o que você espera que a empresa faça? Mande seus engenheiros de volta à prancheta para reformular o projeto? Que nada, o gigante da internet já está pensando à frente e querendo trabalhar em lentes de contato inteligentes — mas não da forma como você está pensando.

Em parceria com a Novertis, uma especialista em biociência, a companhia estuda desenvolver uma tecnologia na forma de um pequeno acessório que deve ser acoplado próximo ao globo ocular para monitorar a saúde do usuário de maneira bem mais visível. E uma patente recém-descoberta parece nos indicar como isso vai funcionar.

Pelo que o registro mostra, a tal lente de contato será feita de uma espécie de polímero dividido em pequenas camadas com alguns chips e sensores. E, mais do que simplesmente trazer indicações visuais sobre a condição do seu corpo, a lente inteligente deve ainda atuar para corrigir alguns problemas de visão, como astigmatismo.

Outro ponto curioso presente na documentação da patente dá a entender que a tecnologia deve funcionar muito mais como algo voltado ao mercado médico e farmacêutico do que o tecnológico comercial que conhecemos. Isso porque, em determinada parte da papelada, o texto descreve a utilização de um substrato que deve ser preparado antes da lente ser coberta pelo citado polímero, sugerindo algo que deve ser feito por especialistas a partir da indicação de um oftalmologista.

Ainda assim, trata-se de algo distante e pouco claro. Como estamos falando apenas do registro de uma tecnologia, pode ser que demore para isso sair do papel — se é que isso vá realmente acontecer. De qualquer forma, vale notar que o Google, assim como outras empresas, parece estar bem interessado em deixar de atender somente o mercado de bens de consumo para entrar no mundo do bem-estar. Vamos ver o que sai disso aí.

Via Slash Gear