Siga o @canaltech no instagram

Para sair do buraco, HTC teria contratado ex-Samsung que 'criou' a marca Galaxy

Por Redação | 18 de Abril de 2014 às 21h35
Divulgação
Tudo sobre

Samsung

Saiba tudo sobre Samsung

Ver mais

Já faz algum tempo que as coisas não andam muito bem nos corredores da HTC. Mesmo com o lançamento do excelente sucessor do HTC One, conhecido como HTC One M8, a gigante asiática registrou um prejuízo acima dos US$ 62 milhões no último trimestre - uma previsão bem acima da expectativa de especialistas da indústria. A receita da companhia caiu 22,6% no mesmo período.

Mas a empresa parece estar de olho nas mudanças do mercado e pode se reeguer no segmento dos smartphones, assim como aconteceu com a Motorola nas mãos do Google. O úlimo rumor afirma que a entidade teria contratado Paul Golden, ex-diretor de marketing da Samsung nos Estados Unidos, onde trabalhou entre os anos de 2008 e 2012. As informações são da Bloomberg e do The Wall Street Journal.

Golden é o homem por trás da campanha "The Next Big Thing" ("A Próxima Grande Coisa", na tradução livre), a mesma que colocou a marca Galaxy da Samsung entre as mais conhecidas no mundo dos celulares inteligentes. O comercial também foi um divisor de águas no universo Apple porque, além de provocar diretamente o iPhone, abalou o domínio de seu principal rival nos países onde a Maçã dominava com folga. Isso sem contar que os dispositivos da linha Galaxy são alguns dos aparelhos mais vendidos equipados com o sistema operacional Android, outro inimigo da gigante de Cupertino.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Outro feito de Golden é que ele ajudou a aumentar a participação da Samsung no mercado de smartphones, um salto de 4,5% para 21% até os últimos meses em que trabalhou na empresa. Dessa forma, não é estranho imaginar que a HTC tenha contratado o executivo, que já teria assinado, inicialmente, um contrato de três meses, e se reportaria diretamente a Cher Wang, presidente da HTC. A função de Golden na corporação não é de diretor de marketing, mas sim de conselheiro, para ajudar os taiwaneses a ter mais visibilidade na indústria.

Conhecimento e experiência em estratégias de marketing são características de Golden, duas coisas que não estão muito presentes na trajetória da HTC. Esses seriam, inclusive, os motivos que levaram a companhia ao buraco: o HTC One (M8) foi anunciado no final de março e não recebeu campanhas publicitárias bem estruturadas, o que teria prejudicado as vendas apesar das boas configurações do aparelho - a geração anterior do dispositivo foi considerada no ano passado como o melhor smartphone do mundo.

Prejuízos

A HTC começou 2014 com o registro de uma perda líquida de US$ 62,06 milhões registrados entre os meses de janeiro e março. De acordo com um comunicado enviado pela empresa nesta segunda-feira, a receita da fabricante caiu assustadores 22,6%, chegando a T$33,12 bilhões (pouco mais de US$ 1 bilhão). As ações da HTC também caíram 38% em relação ao ano passado.

A empresa espera retomar o lucro no segundo trimestre, com altas expectativas para o recém-lançado HTC One (M8) - ainda mais agora com a suposta contratação de Paul Golden, ex-Samsung, que deve ajudar na divulgação do aparelho. Mas o foco não será apenas no topo de linha, já que, recentemente, a empresa lançou diversos dispositivos de médio e baixo custo para bater de frente com Androids de entrada, principalmente os que são vendidos em mercados emergentes.

Além de smartphones, a taiwanesa também deve se focar em tablets e gadgets vestíveis, como relógios inteligentes. Algumas informações apontam que a HTC será a nova parceira do Google na fabricação do tablet Nexus 8, cujo lançamento está previsto para junho. A empresa também deve anunciar em breve três acessórios vestíveis, um deles sendo um relógio inteligente com o Google Now, assistente pessoal do Android.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.