Painel do Conhecimento: ferramenta para otimizar busca no Google chega ao Brasil

Por Redação | 04 de Dezembro de 2012 às 16h09

O Google anunciou hoje (04) que o seu sistema conhecido como 'Knowledge Graph', ou Painel do Conhecimento, agora está disponível também no Brasil. A ferramenta visa melhorar o resultado de informações relevantes para as pesquisas feitas no motor de busca.

A ideia é trazer resultados mais "inteligentes", ou o mais próximo possível do que o usuário deseja encontrar. Por exemplo, se o internauta digitar nomes de pessoas famosas, logo uma pequena biografia aparecerá em um painel que fica do lado direito da tela. O mesmo acontece com cidades, obras de arte, movimentos artísticos, eventos, times de futebol e assim por diante.

Painel do Conhecimento do Google

Usuários brasileiros começaram a visualizar o Painel do Conhecimento hoje.

No blog da companhia, o gerente sênior de produtos, Aaron Brown, explica que o Painel do Conhecimento precisa dar conta dos diferentes significados de uma mesma palavra. "'Futebol' tem significados diferentes nos Estados Unidos e na Europa. Ele também precisa reconhecer o que há de mais importante em uma determinada região", explica o executivo.

Há pouco menos de um mês a empresa começou a mudança do layout de sua página no país. Na época o Google moveu a barra de ferramentas lateral, localizada no lado esquerdo do monitor, para a parte de cima, garantindo mais espaço para a visualização dos resultados das buscas.

Além do site em português, a versão do Google em espanhol, francês, alemão, japonês, russo e italiano também ganharam o novo painel hoje.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.