'Pai' dos computadores da IBM morre aos 72 anos

Por Redação | 29 de Outubro de 2013 às 14h06

Morreu no estado de Illinois, Estados Unidos, o empresário William C. Lowe, que ficou conhecido por ser uma das mentes por trás da criação dos primeiros computadores pessoais da IBM.

Lowe morreu aos 72 anos, vítima de um ataque cardíaco em 19 de outubro, na cidade de Lake Forest, mas seu falecimento só foi divulgado agora pela filha do executivo, Michelle Marshall, em entrevista ao jornal The New York Times.

William Lowe entrou na IBM como engenheiro de testes de produtos, em 1962. Na época, a companhia ainda era referência na produção de PCs para clientes corporativos ou membros do governo. Em 1970, a empresa se interessou em fabricar máquinas para usuários comuns, bem depois de outras organizações (como Apple, Commodore e Atari).

Mas foi em 1980, quando a IBM começava sua trajetória no mercado de computadores pessoais, que Lowe assumiu a gerência de uma equipe de 12 engenheiros que ajudaram na construção do primeiro protótipo de máquina simples para todos os tipos de consumidores. O projeto, apelidado de "Project Chess", ganharia mais tarde o nome oficial de 5150 PC. Foi graças a esse produto que o codinome PC ("Personal Computer", ou "Computador Pessoal", na tradução livre) se popularizou em todo o mundo.

O 5150 PC chegou às lojas em 1981 e fez sucesso imediato. A máquina era equipada com um microprocessador Intel 8088, 16 kilobytes de memória RAM, expansível para até 256 K, e custava US$ 1.565.

Em entrevista ao CNET, em 2001, Lowe disse que ele e sua equipe queriam apenas criar um novo produto, e não mudar a história da computação. "Não tínhamos nenhuma expectativa de que mudaríamos o mundo, mesmo sabendo que ele estava mudando", explicou.

Depois desse lançamento de sucesso, Lowe assumiu cargos de gerência na empresa – inlcusive foi vice-presidente da companhia. Ainda na década de 1980, apoiou um projeto de computadores chamado NeXT, comandado pelo ex-CEO da Apple, Steve Jobs. Lowe também trabalhou na Xerox e em uma empresa fabricante de jatos corporativos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.