PMEs que investem em novas tecnologias são mais competitivas, diz estudo

Por Redação | 11 de Outubro de 2013 às 12h42

Um estudo da Boston Consulting Group (BCG), encomendado pela Microsoft, apontou que pequenas e médias empresas que investem em novas tecnologias são em geral mais competitivas no mercado.

O estudo denominado “À frente da concorrência: Lições sobre Tecnologia e Crescimento das Pequenas Empresas Líderes”, afirma que se todas as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) adotassem novas tecnologias, a economia brasileira poderia ter um acréscimo de incríveis 122 bilhões de dólares na criação de mais empregos, uma vez que seriam necessários 2,5 milhões de funcionários a mais no mercado.

As PMEs representam 40% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e 53% da taxa de emprego. A pesquisa analisou os recursos de TI de 4.000 PMEs do Brasil, Estados Unidos, Alemanha, China e Índia no período de 2010 a 2012 e averiguou que as empresas que mais investiram em tecnologia alcançaram taxas de crescimento de receita de 15% acima da média e criaram empregos cerca de duas vezes mais rápido que as empresas que investiram menos em tecnologia.

A adoção mais elevada poderia resultar em 770 bilhões adicionais em receitas para PMEs nestes 5 países, gerando 6,2 milhões de novos empregos. Limitando o estudo ao Brasil, as empresas com adoção mais elevada aumentaram sua receita anual em 16% e criaram novos empregos 11% mais rápido que empresas com níveis menores de adoção de tecnologia entre 2010 e 2012.

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