OneView: HP anuncia plataforma de gerenciamento de infraestrutura

Por Redação | 26 de Setembro de 2013 às 16h40

A HP anunciou uma nova plataforma de gerenciamento de infraestrutura destinada a revolucionar a forma como os administradores de TI gerenciam um data center, seja ele local ou em uma nuvem OpenStack. Batizada como OneView, a plataforma para infraestrutura convergente da HP usa uma interface parecida com a do Facebook e automatização para simplificar o gerenciamento dos processos do data center – implantação, atualização, migração e resolução de problemas –, reduzindo o tempo necessário para realizar diversas atividades que antes demandavam dias para apenas poucos minutos.

O painel do HP OneView permite aos usuários visualizar o data center inteiro em poucos segundos e detalhar as informações conforme necessário. "A razão pela qual estamos fazendo isso é porque o mundo está evoluindo. A demanda das empresas está superando a capacidade da área de TI de prestar serviços", diz Jeff Carlat, diretor de Gerenciamento de Produtos e Sistemas convergentes. "A atual geração de ferramentas de gestão está muito abaixo do ideal para dar às organizações o que elas precisam. Elas exigem uma grande quantidade de pessoas e processos em série".

HP OneView

Dashboard do HP OneView apresenta o cenário completo do data center (Imagem: Divulgação / HP)

Utilizando uma interface semelhante à de redes sociais e inteligência automatizada, a plataforma OneView vai ajudar o setor de TI a se adaptar a esse mundo em constante mudança, permitindo que as organizações de TI implantem seus recursos de forma mais eficiente e reduzam os riscos de erros humanos interferirem na base de dados.

"Cada tela, cada tarefa dentro da ferramenta é programável e pode ser automatizada", acrescenta Carlat, lembrando que a HP irá disponibilizar uma interface programável por meio de um SDK, que permitirá que as equipes de TI adaptem a plataforma especificamente para suas necessidades. Ele também observa que a OneView deve se integrar futuramente com ferramentas de parceiros próximos da HP, como Microsoft e VMware.

Uma única licença do OneView para um ProLiant da HP começa em US$ 799 e varia até US$ 1.249 para uma licença autônoma. O britânico The Register ousa dizer que, com a novidade, os administradores de TI podem aproveitar para gastar mais tempo com jogos online, já que a plataforma fará boa parte de seu trabalho.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.