Os Top 4 Benefícios do Monitoramento Remoto

Por Colaborador externo | 26 de Setembro de 2013 às 11h30

por Kornelius Brunner*

Empresários e gestores estão sempre à procura de novas soluções para tornar suas empresas mais competitivas e, no disputado mercado de TI atual, uma rede rápida e eficiente é essencial para uma organização de qualquer tamanho0 continuar competitiva. Com muitas empresas encarando recursos limitados e uma falta real de profissionais talentosos de TI, o monitoramento remoto se apresenta como uma solução eficaz para alcançar os resultados desejados e, mais importante, reduzir o custoso tempo de inatividade da rede.

Falhas na tecnologia podem ser prejudiciais para qualquer negócio, mas as pequenas e médias empresas são particularmente vulneráveis. Quer sejam elas do segmento de saúde, industrial ou construção, a realidade é que muitas dessas empresas não têm grandes departamentos de TI ou mesmo um profissional 24hs por dias à disposição para solucionar problemas de rede que reduzem sua produtividade. No entanto, com o monitoramento remoto essas organizações agora são capazes de solucionar várias questões de forma eficiente, em qualquer lugar. Em essência, o monitoramento remoto permite que as empresas se mantenham competitivas e viáveis na economia global de hoje.

Com o monitoramento remoto, as empresas são capazes de:

Economizar tempo e aumentar a eficiência

No geral, o Monitoramento Remoto aumenta a eficiência ao economizar tempo e reduzir gastos. Assim, as organizações podem colocar seus valiosos recursos em outros lugares, ao invés de rastrear e compilar manualmente um inventário de ativos de TI de uma empresa. Com um software de rastreamento automático de ativos de TI, todosos computadores monitorados de uma rede tornam-se visíveis em um console central, fornecendo informações em tempo real às organizações com apenas alguns cliques no mouse, poupando semanas de trabalho intensivo dos administradores de TI. Além disso, com o monitoramento remoto, as equipes podem compartilhar problemas potenciais para resolver as questões, resultando em maior eficiência e melhor precisão.

Receber manutenção pró-ativa e detecção precoce

Uma das vantagens mais importantes do monitoramento remoto é que ele pode ser feito 24hs por dia, sete dias por semana, e ter a capacidade de enviar um alerta a qualquer hora do dia, de modo que as irregularidades na rede possam ser resolvidas imediatamente. Irregularidades e erros comuns são: espaço livre em disco cai abaixo de um percentual definido; atualizações do Windows desligadas; software do antivírus desatualizado e firewall do Windows desativado. Quando um problema surge, o monitoramento remoto envia um alerta para que os administradores de TI possam tomar medidas imediatas e necessárias para garantir que o problema não resulte em diminuição da produtividade e tempo de inatividade. Sem monitoramento remoto, um problema pode passar despercebido por dias ou semanas, resultando em um problema caro e de grande escala para a empresa.

Obter informações essenciais

O Monitoramento Remoto pode fornecer às organizações conhecimentos essenciais para a saúde geral da sua rede e as áreas que precisam ser melhoradas, economizando horas incontáveis de um admnistrador de TI e resultando em uma rápida resolução de problemas de rede, para evitar tempo de inatividade. Além disso, como o monitoramento remoto verifica a rede 24hs por dia, as organizações recebem automaticamente informações sobre todos os ativos de TI, como patches, atualizações e upgrades de hardware, além do banco de dados ser atualizado automaticamente e os aplicativos importantes de negócios sempre são controlados.

Minimizar a interrupção dos negócios

Nenhuma rede é perfeita, e quando um problema surge, ele precisa ser tratado imediatamente e da maneira correta. O tempo de inatividade pode custar milhares de dólares por dia, resultando em clientes que desejam mudar de fornecedores. Com o monitoramento remoto contínuo, as empresas podem corrigir os seus problemas de rede, assim que eles surgem, a qualquer hora, em qualquer lugar, e melhorar de forma geral o atendimento ao cliente.

Embora as perturbações tecnologia possam vir de várias formas, é evidente que as empresas com monitoramento remoto em dia podem se assegurar de que suas redes estão atualizadas, efetivamente reduzindo o tempo de inatividade e a perda de produtividade. Mesmo que o monitoramento remoto possa ser aplicado a muitas indústrias de qualquer tamanho, é uma solução particularmente eficaz para pequenas e médias empresas; e para a segurança e a saúde geral de seu sistema de TI, garantindo que até mesmo o menor problema seja detectado e corrigido imediatamente.

*Kornelius Brunner é Chefe de Gerenciamento de Produto da TeamViewer

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.