OpenDNS consegue investimento de US$ 35 milhões

Por Redação | 16.05.2014 às 09:53

De acordo com o site Venture Beat, a OpenDNS, uma companhia que oferece uma variedade de serviços que incluem a proteção de empresas e usuários comuns de cyberataques, conseguiu um investimento de mais de US$ 35 milhões para alavancar sua expansão.

A maioria das empresas de segurança requerem a necessidade de se instalar um software no seu computador ou smartphone para que possa monitorar as aplicações executadas na máquina e o tráfego na rede em busca de atividades suspeitas. Por outro lado, a tecnologia utilizada pela OpenDNS começa em seus próprios servidores de nomes de domínio (DNS). Ao encaminhar conexões à Internet através dos seus próprios servidores de DNS, a empresa consegue filtrar conexões e evitar que se possa acessar uma página falsa ou que possui código malicioso.

O mesmo recurso também pode ser utilizado por pais que querem manter seus filhos afastados de conteúdo impróprio na Internet.

"A OpenDNS é uma verdadeira inovadora entre as companhias de segurança", disse Stefan Dyckerhoff da Sutter Hill Ventures, um dos investidores. E a forma como a empresa vem trabalhando é mesmo incomum.

Fundada em 2006, o foco inicial da empresa era fornecer serviços de resolução de DNS a fim de proporcionar mais estabilidade às conexões dos usuários e uma maneira alternativa de controlar o conteúdo que pode ser acessado na rede. Mas, em 2009, o fundador David Ulevitch viu a oportunidade de expandir os negócios da companhia investindo no ramo de segurança de redes para grandes empresas. O Umbrella, por exemplo, é um serviço que monitora o acesso dos funcionários à rede interna de uma empresa de qualquer lugar ou dispositivo que estejam utilizando.

O OpenDNS é gratuito para o uso em redes doméstica, mas a empresa cobra de clientes corporativos, escolas e outras organizações pelo uso dos serviços. Cerca de 50 milhões de pessoas acessam a internet por meio dos servidores de DNS da empresa todos os dias.

O Canaltech já publicou um tutorial de como configurar a sua conexão para funcionar com os servidores do OpenDNS. Veja-o clicando aqui.