O que esperar do evento de lançamento da Apple nesta quinta?

Por Redação | 16.10.2014 às 10:36

Aproximadamente um mês após o último lançamento, em que foram apresentados os novos iPhone 6 e iPhone 6 Plus, além de um smartwatch e do anúncio do primeiro sistema de pagamento móvel da Apple, o Apple Pay, agora o mundo se prepara para mais um evento da companhia.

Segundo o Engadget, o enfoque agora será direcionado aos tablets e ao Macs. Selecionamos algumas considerações com relação ao que podemos esperar para o próximo evento de lançamento, que deve acontecer na quinta-feira (16).

Novo iPad Air

A primeira mudança para a qual podemos chamar a atenção nos novos modelos de iPad é a relacionada à estética. Podemos esperar por tablets mais finos, de aproximadamente 7 milímetros de espessura, que ficam entre a do iPhone 6 e 6 Plus. Há ainda a provável presença de um anel de aço circundando o botão principal – que agora também deve contar com um leitor Touch ID. Também existem rumores de que haverá uma versão dourada, trazendo o tablet mais próximo dos smartphones da companhia.

O iPhone 6 Plus trouxe para os dispositivos móveis da empresa a tela com tecnologia Retina HD, que ganhou o público no último lançamento, e que também deve estar presente nos novos iPads, segundo rumores.

Em termos de hardware, algumas imagens da nova placa lógica do novo Air já foram divulgadas e sugerem que ela irá incluir uma variante X ainda mais potente do processador A8, encontrado nos novos iPhones, além dos 2GB de memória RAM, que prometem aumentar significativamente a velocidade de processamento de aplicativos.

Com relação ao iPad mini, pouquíssima coisa foi revelada em termos de atualizações. Apesar disso, alguns rumores apontam para uma modificação muito pequena, que inclui a implantação do sistema de leitura de digitais Touch ID e um design um pouco mais arredondado, seguindo o padrão da Apple para novos dispositivos.

A Apple anunciou que estaria trabalhando em um iPad maior, de 12,9 polegadas, que tem sido chamado de iPad Pro e que intenciona reaquecer as vendas de tablets da companhia. Ainda não existem previsões exatas de lançamento para esse modelo, mas acredita-se que ele não deve chegar antes do próximo ano.

Novos Macs

Este ano, já foram apresentadas atualizações para o MacBook Pro Retina e para o MacBook Air, então, provavelmente, não haverá grandes novidades para eles no próximo evento de lançamento. Porém, alguns rumores apontam para um novo MacBook Air Retina que deve ser anunciado dia 16.

Com relação aos demais modelos, o rumor mais importante que tem sido espalhado alega que o iMac de 27 polegadas vai finalmente ter um display Retina de 5120 x 2880, algo inédito em termos de definição para aparelhos da Apple. Isso poderia ser um sinal de que a empresa esteja trabalhando em levar telas de retina para outros de seus produtos.

Na quinta-feira, provavelmente vamos ver uma versão atualizada do iMac de 21,5 polegadas também, mas as notícias não são tão empolgantes: não devemos esperar qualquer mudança na resolução da tela, apesar de que talvez haja a implantação de placa gráfica da AMD, que pode melhorar muito a capacidade do iMac. Já o Mac mini, que não recebe nenhuma atualização desde 2012, se for exibido na quinta-feira, deve apresentar um chip Haswell mais rápido.

Além do Hardware

Não há como falar de novos Macs sem mencionar o novo sistema Yosemite, nova versão do Mac OS X com a qual os desenvolvedores já estão trabalhando desde julho. A Apple vem fazendo um bom trabalho em esconder a data oficial de seu lançamento, mas é possível que ele chegue às mãos dos fãs já no dia 16.

O fato é que algumas das funcionalidades do Yosemite requerem o iOS 8.1 para funcionar corretamente – se alguns relatórios forem confiáveis, ele deve chegar aos iPhones a partir de 18 de outubro, aproximadamente. O lançamento oficial do Apple Pay também está se aproximando, portanto não é loucura imaginar que o Yosemite seja lançado no próximo evento.

O 9to5Mac afirma que uma série de empresas – incluindo o McDonald's – estaria treinando seus funcionários para aprender a utilizar o sistema de pagamento móvel da Apple. Os indícios mais confiáveis apontam para um lançamento oficial do serviço no dia 18 de outubro, juntamente com o iOS 8.1.