Ter um diploma ainda é importante no mundo atual?

Por Ultra Downloads | 27.06.2012 às 18:35

Há pouco tempo, ter um diploma de curso superior era um desejo, um dos patamares mais elevados que um cidadão brasileiro poderia alcançar na escala da educação no país. Hoje, esse cenário mudou bastante: com o aumento de pessoas acessando a internet de banda larga e o crescente número de estudantes de cursos online e de pós-graduação, o diploma formal começa a sentir um abalo em suas estruturas.

Por estarmos na terceira revolução industrial, ou na era da informação, começam a surgir perguntas intrigantes. Qual é o verdadeiro valor de um diploma? Vai fazer tanta falta assim? E os custos elevadíssimos das universidades e faculdades particulares? Cabe a um diploma ter data de validade? Como medir o status da educação informal? E da individual?

Diploma Lixo

Diploma no Lixo - Ilustração de Cicero Lopes

Peter Thiel, fundador do PayPal e guru de tecnologia nos Estados Unidos, já afirma sem medo que o diploma universitário não tem mais valor. Na era do conhecimento, ele acha que as pessoas começarão a estudar de outras maneiras, deixando os diplomas de lado.

Segundo Newton Campos, em seu blog no Estadão, os diplomas em si podem até perder o seu valor. O mercado terá melhores maneiras de saber se uma pessoa merece ou não aquela oportunidade de trabalho, sem precisar de um atestado de horas estudando determinado assunto no banco da faculdade. O que faz a diferença é a experiência - uma prática que jamais será substituída por vídeos ou conteúdos assíncronos da internet. Com o tempo, a sociedade encontrará as ferramentas ideais para mensurar o grau de aprendizado de uma pessoa, utilizando algo semelhante com as métricas de hoje em dia.