O cemitério do Google: 15 serviços que a empresa "matou"

Por Joyce Macedo | 13 de Julho de 2012 às 11h30

O pessoal da NetworkWorld separou alguns serviços que o próprio Google criou ou comprou e depois "matou", ou já decretou a data de encerramento. Vamos ver se você se lembra de todos os itens da lista?

Google Wave

A ideia do serviço lançado em 2009 era aumentar a comunicação, colaboração e interação entre as pessoas e "eliminar" o uso do e-mail, mas ele não agradou os usuários e em abril deste ano foi oficialmente banido.

Sua interface complicada e o modo não intuitivo de navegação foram os principais motivos para que o serviço chegasse ao fim.

Google Wave

Google Buzz

A tentativa de rede social do Google, lançada em 2010, teve seu fim decretado no final de 2011, quando a empresa anunciou que iria focar apenas no Google + e utilizar os aprendizados que tiveram com o Buzz para melhoria da nova rede social.

Google Buzz

Google "+"

Calma, não estamos falando da rede social, mas sim de uma ferramenta utilizada para obter resultados mais direcionados durante as buscas realizadas no site do Google. O "+" fazia parte do motor de pesquisa desde 1997 e foi morto silenciosamente em outubro de 2011. A medida foi criticada por toda a comunidade de tecnologia.

Google erro

Google Sync para Blackberry

O Google deixou de dar suporte para a sua ferramenta de sincronização com o Blackberry no dia 1º de junho deste ano. Quem já possuía o aplicativo instalado consegue utilizá-lo normalmente, porém seu download não é mais possível. Muitos acreditam que isso aconteceu porque a empresa está focada em aplicativos para Android.

Google Synk for Blackberry

Google Desktop

O Google matou a sua ferramenta de área de trabalho em setembro de 2011 porque, de acordo com um post em seu blog, o propósito do Google Desktop de fornecer aos usuários "acesso imediato aos seus dados, seja online ou offline", passou a ser realizado por outros meios.

Google Desktop

Google Notas

O Google Notas (Google Notebook) era uma espécie de bloco de notas online. Ao encerrar o serviço, em setembro de 2011, o Google permitiu que os usuários migrassem seus documentos para o Google Docs.

Google Notas

Google Friend Connect

O Google Friend Connect incorporava ferramentas de rede social aos blogs. No dia 1º de março de 2012 o serviço foi desativado, exceto para usuários do Blogger, e, claro, em seu comunicado de encerramento das atividades o Google aproveitou para fazer uma propaganda do Google +.

Google Friend Connect

Picnik

O Google adquiriu o serviço de edição de fotos Picnik em março de 2010 com grandes esperanças, mas em janeiro de 2012 anunciou que estava desativando o serviço e transferindo as ferramentas e efeitos mais populares para o Google +.

Picnik

Needlebase

O Needlebase era uma plataforma de gerenciamento de dados que foi desativada pelo Google também em janeiro de 2012.

Needle

Social Graph API

O Google anunciou, em janeiro de 2012, que seu projeto para fornecer uma API que disponibilizasse as informações sobre as conexões sociais entre os usuários da web para desenvolvedores de aplicativos não estava sendo utilizado da maneira como gostaria.

Social Graph API

One Pass

One Pass era um sistema de assinatura para conteúdo digital, porém foi desativado em abril de 2012, quando o Google anunciou que estava explorando outras opções.

Google One Pass

Google Related

Mais um serviço fechado em abril deste ano. O Google Related era uma função da Google Toolbar que trazia informações mais detalhadas a respeito da página que o usuário estava visitando.

Google Related

Google Video

Essa pode ser uma novidade para alguns, mas no começo desse mês o Google anunciou que dia 20 de agosto vai desativar o serviço e aconselha que os usuários migrem todos os seus vídeos para o Youtube.

Google Video

Google Talk Chatback

A ferramenta permite que os donos de blogs e sites interajam em tempo real com seus visitantes através do Google Talk Chatback, porém este serviço também será desabilitado.

Google Talk Chatback

iGoogle

Trata-se de uma página inicial do Google personalizada pelo próprio usuário. O iGoogle fez sucesso ao longo dos anos, respondendo por 20% de todas as visitas à página inicial do Google desde abril de 2008. No entanto, o Google admitiu na semana passada que a ferramenta não é mais necessária e que vai aposentá-la no dia 1º de novembro de 2013.

iGoogle

E você, chegou a utilizar todos esses recursos antes que chegassem ao fim?

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.