Venda de smartphones ultrapassa a de celulares comuns pela primeira vez

Por Redação | 26 de Abril de 2013 às 14h05
photo_camera The Verge

Os smartphones representaram mais da metade dos embarques de produtos dos fabricantes do mundo inteiro no primeiro trimestre de 2013. Isso quer dizer que eles deixaram os chamados feature phones (ou celulares comuns) "comendo poeira". As informações são de uma pesquisa realizada pela IDC.

Nos três primeiros meses do ano, os fabricantes despacharam 216,2 milhões de smartphones em todo o mundo. Este volume representou 51,6% do total de embarques globais e marcou um acontecimento importante: foi a primeira vez que os telefones inteligentes foram responsáveis por mais da metade de todos os embarques trimestrais de telefones móveis.

O mercado de smartphones cresceu 41,6% em comparação com o primeiro trimestre de 2012, o que é surpreendente, já que os primeiros meses do ano normalmente enfrentam uma desaceleração, especialmente em relação ao trimestre anterior, que corresponde ao período de férias.

A IDC indicou que no primeiro trimestre de 2013 foi enviado um total de 418,6 milhões de telefones móveis no mundo inteiro — somando smartphones e os menos poderosos feature phones. "Os usuários de telefone querem computadores em seus bolsos", explica Kevin Restivo, analista da IDC.

A Samsung continou dominando o mercado e foi responsável pelo embarque de 70,7 milhões de smartphones nos três primeiros meses do ano, o que representa um crescimento de 60,7% em relação ao ano anterior. Em segundo lugar, na lista de maiores embarques, ficou a Apple, com 37,4 milhões de iPhones despachados no período — um aumento de 6,6%. A LG ocupa o terceiro lugar, com 10,3 milhões de smartphones embarcados, seguida pela Huawei, com 9,9 milhões. A ZTE completa o top 5, com 9,1 milhões de smartphones embarcados no início deste ano.

O analista da IDC Ramon Llamas acredita que a Huawei e a ZTE fizeram avanços significativos para captar novos usuários com seus respectivos smartphones Android, enquanto outras empresas enfrentaram diversos estágios de transformação e acabaram de fora da lista deste ano. "Há um ano, era comum ver líderes de mercado anteriores, como Nokia, BlackBerry (até então RIM) e HTC entre os cinco primeiros", explica.

Vendas de smartphones Q1 2013
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.