Novo terminal de consulta touchscreen permite interação com consumidor

Por Rafael Romer | 01 de Julho de 2013 às 18h08
TC 506 Mídia

Apresentado na última semana durante a realização da Autocom 2013 pela Gertec, empresa nacional de soluções de automação comercial, o novo terminal de consulta interativo para o varejo, o TC 506 Mídia (foto), deve ser comercializado a partir desta semana através de canais distribuidores da empresa.

Capaz de reproduzir conteúdos de áudio e vídeo em alta definição, o dispositivo possui uma tela sensível ao toque de 4,3 polegadas que pode ser utilizada para passar conteúdo interativo para consumidores enquanto não é utilizado. "A ideia é que o terminal não sirva só para consultar preço. Enquanto ninguém está utilizando, ele acaba sendo um promotor de vendas", explica o gerente comercial da Gertec ao Canaltech, Marcelo Teramae.

O dispositivo pode ser conectado em rede, via Wi-Fi, a uma central da loja e pode receber o conteúdo a ser reproduzido via streaming, desta forma, o dispositivo não limita o conteúdo que poderia ser armazenado dentro do terminal.

A configuração do software do terminal também é livre e permite que a loja crie interfaces diferentes para suas necessidades. Em um supermercado, por exemplo, é possível que, ao ser consultado um produto, o terminal mostre uma série de outros produtos que podem ser harmonizados com este, ou até uma sugestão de receita que leve o produto consultado.

O TC 506 Mídia possui ainda um sensor de presença que pode ficar ativado ou não para detectar quando o consumidor passar perto do produto, disparando conteúdos específicos.

Para Teramae, o mercado de automação comercial no Brasil ainda sofre um pouco de resistência, principalmente de empresas tradicionais, que hesitam em adotar novas tecnologias para seus setores de vendas. "Quando você faz algo muito diferente do tradicional, à primeira vista, o que você pensa é que o cliente que vai comprar o seu produto seja justamente as grandes redes", afirma. "Mas quando você cai na realidade, justamente pelo fato destas redes serem muito grandes, o montante sai tão caro que elas acabam optando pelo mais simples, pelo tradicional".

As novidades tendem a chamar a atenção de varejistas médios e, às vezes, até pequenos, pelo valor de novidade que novas tecnologias trazem às lojas. "O cliente é pequeno, mas ele quer se diferenciar na região. O público que frequenta as lojas se sente bem quando se depara com novidades", diz.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.