Novo satélite WorldView 3 fará imagens da Terra com definição muito maior

Por Redação | 18.02.2014 às 10:20

Até o final de 2014, o satélite de última geração WorldView 3, fabricado pela Ball Aerospace, será responsável por novas imagens da Terra com maior definição.

Operado pela DigitalGlobe, empresa que já fornece imagens para o Google, Microsoft e Apple, o novo satélite terá sua órbita a aproximados 600 quilômetros da Terra e uma velocidade de 8 quilômetros por segundo.

WorldView 3

Fonte: Ball Aerospace

As suas lentes, que funcionarão como um telescópio, serão capazes de distinguir objetos de até 25 centímetros, no entanto, estas imagens tão aproximadas só estarão disponíveis para o governo dos Estados Unidos. Para o público geral que utiliza o Google Maps e o Goorgle Earth, por exemplo, o limite máximo será de 50 centímetros.

Além da definição das fotos, uma grande inovação deste dispositivo é que ele não fará apenas quadros estáticos, mas também imagens contínuas de faixas de terra ou água. Essas imagens vão contribuir desde o planejamento urbano até o monitoramento florestal, exploração de petróleo e cartografia. Como as imagens são disponibilizadas sob um custo, a atualização dos mapas depende do Google comprá-las e incluí-las no Google Maps.

Concorrência

Apesar das opções variarem entre Google, Bing Maps e Apple Maps, as imagens têm a mesma procedência - a DigitalGlobe. Entretanto, após a instalação de câmeras inglesas na Estação Espacial Internacional, a canadense UrtheCast promete lançar uma nova tecnologia com imagens em tempo real, gratuitas e que em breve entrará em fase de testes.