Spot: Novo robô do Google inspirado em animais é ágil e resiste a chutes

Por Redação | 10 de Fevereiro de 2015 às 14h31
photo_camera Foto: Divulgação

A Boston Dynamics, empresa de robótica comprada pelo Google em 2013, anunciou o lançamento de um novo modelo de robô, mais uma vez inspirado em animais. De acordo com o Mashable, a novidade foi batizada de Spot e é uma versão menor, mais ágil e equilibrada do WildCat, uma outra máquina da companhia.

O Spot possui 72,5 quilos e utiliza energia elétrica para se movimentar por hidráulica nas velocidades "caminhada" e "corrida". Com a ajuda de sensores, ele é capaz de reconhecer o terreno em volta dele, possibilitando a subida em escadas ou pequenos morros.

O robô tem um equilíbrio impressionante, como é possível ver no vídeo de testes ao final desta notícia. Mesmo depois de levar um chute, ele consegue se manter de pé e não se desestabilizar, movendo as pernas de uma maneira parecida com a que um animal de verdade faria. Robôs do nível do Spot são utilizados para acessar áreas que oferecem riscos para os humanos, ou para entrar em locais com terrenos irregulares que dificultariam a entrada de robôs normais, e inacessíveis para os drones.

A empresa Boston Dynamics existe desde 1992 e logo começou a participar de projetos militares. Entre eles, a Cheetah, um robô que consegue correr em alta velocidade, e o Atlas, robô humanoide criado para trabalhos externos.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.