Novo MacBook terá processador pior que de laptop de 2011

Por Redação | 02 de Abril de 2015 às 18h05
photo_camera Reprodução/Apple

O novo MacBook, previsto para ser lançado no dia 10 de abril (sexta-feira), pode representar um tremendo retrocesso para a Apple. Trata-se do laptop mais fino e mais leve da história da empresa, com impressionantes 12 polegadas e pesando 910g. O problema, porém, é o processador.

O MacBook conta com um Intel Core M-5Y31 e vem em duas opções de configuração, 1.1GHz/8GB/256GB e 1.2GHz/8GB/512GB. Em testes de velocidade postados no Geekbench, a pontuação do processador do novo MacBook fica em 1.924 single-core (um único núcelo ativo no processador) e 4.038 quando multi-core (vários núcleos ativos). Quanto maior a pontuação, mais rápido é o desempenho. Para efeitos de comparação, o MacBook Air de 2011 com seu Intel i5 fez 2.192 e 4.288 pontos nos testes single e multi, respectivamente.

Uma das explicações possíveis para a Apple usar um componente tão inferior em relação aos seus útlimos lançamentos é justamente a redução drástica promovida no tamanho do aparelho. Conforme fica claro na foto abaixo, a parte "pensante" do notebook foi reduzida a um tamanho bem pequeno – menor do que um PC Raspberry Pi, por exemplo – para dar espaço às diversas baterias que irão garantir as "de nove a dez horas de funcionamento ininterrupto", segundo a Maçã.

Interior MacBook 2015

O já conhecido minimalismo da Apple também está presente, mas para tal foram feitos sacrifícios em muitas partes do MacBook. Uma das mais fortes críticas feitas até agora é sobre a ausência quase total de entradas para dispostivos externos. Restou somente uma porta USB-C, que deverá servir para carregar a máquina, conectar qualquer gadget e até mesmo servir como entrada HDMI. A justificativa é de que este é um aparelho "concebido para um mundo wireless".

Naturalmente, o novo MacBook vai ter outras vantagens em relação ao Air de 2011. O processamento gráfico, por exemplo, deverá ser bem mais veloz, o que contribui para um desempenho melhor geral da máquina, além de todas as já citadas mudanças estéticas promovidas pela Apple.

Via Business Insider e Geekbench.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!