Nova patente reforça rumores sobre dispositivo da Apple para fitness

Por Redação | 13 de Março de 2014 às 15h02

Uma patente publicada nesta quarta-feira (12) pelo órgão responsável pelo registro de tecnologias nos Estados Unidos coloca a Apple mais próxima do lançamento de produtos voltados para o fitness. A bola da vez é um pedômetro inteligente, capaz de detectar o local onde está sendo utilizado e informar de forma precisa o número de passos dados pelo usuários.

De acordo com os documentos, o gadget utiliza o monitoramento da força da gravidade para constatar quando o utilizador dá um passo e informar o período gasto entre uma passada e outra. Segundo a empresa, porém, esse tipo de detecção pode ser imprecisa de acordo com o local onde o aparelho é usado, sendo assim, foi necessário implementar também tecnologias que fizessem com que o equipamento soubesse exatamente em que local do corpo está colocado, corrigindo automaticamente seus sensores.

Entre os usos possíveis, são citadas interações com o aparelho no bolso, no pulso ou preso ao braço. A informação chegou a movimentar rumores de que se trata de uma novidade a ser incluída até mesmo no tão esperado smartwatch da companhia, que teria como foco não apenas expandir as funções dos celulares da marca mas também contribuir para o monitoramento de exercícios físicos.

Como sempre, é importante lembrar que o registro de patentes nem sempre significa que a tecnologia documentada vai se tornar realidade, já que pode constituir apenas uma medida de proteção de propriedade intelectual. Ainda assim, porém, a novidade se parece com algo que a Apple implementaria em seus aparelhos. A empresa já demonstrou estar de olho no mundo das atividades físicas, portanto, uma novidade como essa não soa como surpresa.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.