Nordeste é a região que mais pretende investir em Tecnologia este ano no Brasil

Por Redação | 13 de Maio de 2013 às 19h35

Este será um ano de grandes investimentos em tecnologia para empresas brasileiras e, de acordo com uma pesquisa realizada pela Page Personnel, o Nordeste é a região que mais pretende investir no setor.

De acordo com o site TI Inside, a empresa entrevistou um total de 850 profissionais nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste para chegar aos resultados apresentados. Enquanto profissionais do Sul e do Sudeste mencionaram poucas vezes a pretensão de investir em tecnologia em 2013, abrangendo 26,8% e 21,5% dos respondentes, respectivamente, a área correspondeu a uma prioridade para 42,1% dos nordestinos entrevistados. O setor de operações ficou em primeiro lugar, com 57,9% dos entrevistados da região Nordeste dizendo que pretendem investir na área.

Porém, apesar do interesse no investimento em tecnologia, a região Nordeste enfrenta falta de mão de obra qualificada para executar atividades relacionadas à área de TI. Conhecimento técnico (70,8%) e conhecimento em sistemas (16,7%) foram as maiores deficiências apontadas pelos entrevistados da região.

"Os executivos consultados apontam os impostos como um dos vilões para a contratação de novos trabalhadores. Outro ponto que encabeça a lista dos obstáculos é a falta de profissionais qualificados. A combinação desses dois elementos muitas vezes freia a abertura de novos postos de trabalho", explica o diretor geral da Page Personnel, Gil Van Delft.

Apesar de apresentar uma porcentagem relativamente menor, o Sul e o Sudeste também enfrentam a falta de profissionais qualificados no mercado, sendo que a escassez de pessoas com conhecimento técnico adequado representou 48,3% das reclamações de profissionais na região Sudeste e 43,1% na região Sul. Em ambos os locais, 8,6% apontaram uma deficiência relacionada a conhecimento em sistemas.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.