Nokia testou celular com Android antes de ser vendida para a Microsoft

Por Redação | 16 de Setembro de 2013 às 12h42

A Nokia testou o sistema móvel Android, do Google, em seus smartphones antes de ser vendida para a Microsoft no começo deste mês, por US$ 7,2 bilhões. O jornal The New York Times informou que dois engenheiros da fabricante finlandesa revelaram o caso e disseram que os aparelhos chegariam ao mercado no final de 2014. Executivos da Microsoft sabiam disso.

A parceria das empresas poderia acabar no final do ano que vem, e isso seria um golpe duro para a Microsoft, já que 80% da base de consumidores do seu sistema possuem aparelhos da fabricante.

Segundo os informantes, que não quiseram se identificar, rodar Android em um hardware da Nokia não era algo muito complicado e normalmente as empresas possuem um plano B – no caso, ao Windows Phone. No entanto, isso poderia ser um indício de que a Nokia poderia abandonar o uso do sistema móvel da Microsoft e optar pelo Android, que possui uma base de mais de 1 bilhão de ativações no mundo.

Tanto a Nokia como a Microsoft não quiseram comentar o caso. O estado do projeto atualmente é desconhecido, mas é possível que ele tenha sido congelado.

A opção da Nokia pelo Windows Phone não animou muito os consumidores. A parcela do mercado de smartphones da empresa caiu 3% no primeiro semestre de 2013, em relação aos 32,8% de 2010.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.