Nokia investirá R$ 20 mi para promover a criação de aplicativos no Brasil

Por Redação | 22 de Novembro de 2012 às 10h29
photo_camera SRK Times

A Nokia anunciou nesta quarta-feira (21) que irá investir R$ 20 milhões, em parceria com o governo federal e com o Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), para promover o mercado de aplicativos no Brasil. Os investimentos serão destinados ao projeto mLab, que será lançado no país em janeiro de 2013.

O projeto resultará na construção de um centro de desenvolvimento dentro do Inatel na cidade de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais. O centro será responsável por realizar o treinamento de desenvolvedores para as plataformas Nokia, no caso o Windows Phone e o Symbian S40.

Almir Luiz Narcizo, presidente da Nokia Brasil, afirmou ao Teletime que além dos treinamentos e cursos, o novo centro também oferecerá suporte de negócios aos desenvolvedores. Ou seja, eles terão dicas sobre mercado e poderão abrir sua própria empresa.

Apps Nokia

Foto: Divulgação

Os planos da empresa com a criação do novo centro são a exportação de novos aplicativos para o seu ecossistema móvel e também a ampliação do número de aplicações disponíveis no Windows Marketplace, que atualmente conta com 120 mil apps para o sistema operacional móvel da Microsoft. Além disso, a Nokia foca também em sua própria loja de aplicativos, a Nokia Store, já que foram realizados este ano, somente no Brasil, 250 mil downloads de aplicativos através da loja.

A Nokia também afirmou que irá liberar a API do PureView, tecnologia de imagem e fotos presente em dispositivos como Nokia Lumia 920 e 808, incentivando a criação de novas ferramentas com melhores resoluções de imagem.

Os desenvolvedores ainda poderão migrar seus produtos das plataformas da Nokia para iOS e Android, tanto que a empresa finlandesa anunciou recentemente seu serviço de mapas para iPhone.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.