Nokia está desenvolvendo baterias com duração infinita

Por Redação | 09 de Abril de 2014 às 10h21
photo_camera Divulgação

Lembra de como eram os celulares no final da década de 1990 e início dos anos 2000? Apesar de serem verdadeiros tijolos no nosso bolso, esses equipamentos tinham uma vantagem que muitos smartphones topo de linha pecam atualmente: a bateria. E não importa se os aparelhos mais modernos possuem ferramentas de economia de energia, pois esse é um problema que parece persistir com a chegada de cada nova geração.

Os avanços para solucionar essa questão já estão em andamento e parecem promissores. Nesta segunda-feira (7), você viu aqui no Canaltech o projeto da startup israelense StoreDot conhecido como Flash-Battery, um carregador capaz de recarregar a bateria de um smartphone em apenas 30 segundos. Mas a Nokia quer ir além e já estuda formas de desenvolver baterias que durem para sempre. Saiu no site All About Symbian.

A iniciativa vem da equipe de Operações de Sustentabilidade da companhia finlandesa e usa como base a energia solar. Batizado de Nokia DC-40, o acessório trata-se de um painel solar portátil que está sendo testado nos últimos 18 meses em um programa-piloto em mercados selecionados. Ele lembra um pequeno painel de filme, mede 165 x 237 milímetros, pesa apenas 93 gramas e possui dois cabos de recarga.

De acordo com a Nokia, cada minuto de recarga equivale a dois minutos de conversação em uma chamada telefônica feita por um smartphone de última geração. Em condições ideais, uma recarga completa em um aparelho com bateria de 1.000 mAh levaria cerca de quatro horas para ser realizada. Outra característica do gadget é que não é preciso que ele seja exposto diretamente à luz solar para funcionar corretamente, ou seja, mesmo em dias nublados e com pouca luminosidade o produto é capaz de gerar energia para o celular.

Além disso, a Nokia garante que o projeto já é viável porque o custo de fabricação de painéis solares reduziu bastante nos últimos anos. A fabricante ainda divulgou um vídeo que faz parte de uma campanha da finlandesa para promover iniciativas sustentáveis e políticas ambientais. A empresa faz questão de ressaltar esse posicionamento citando a produção da carcaça do Lumia 1520, que usa como matéria-prima CDs reciclados.

Falando no assunto, você sabe o que é bateria viciada? O termo surgiu a um fenômeno que acontece em modelos de baterias mais antigos, como as de níquel, que faz com que a capacidade de carga diminua de acordo com o tempo. O Canaltech já falou sobre isso em um vídeo e deu algumas dicas de como melhorar o desempenho da bateria do seu aparelho. Confira:

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.