Nokia e Oracle irão anunciar acordo para serviços de mapeamento

Por Redação | 01 de Outubro de 2012 às 11h58

A fabricante de celulares e smartphones Nokia deverá anunciar ainda nesta segunda-feira (1) um novo acordo com a Oracle, que permitirá que os clientes da Oracle Corp. tenham acesso aos serviços de mapeamento e localização da Nokia.

De acordo com a Reuters, o anúncio foi confirmado por um porta-voz da Nokia e ele deverá ser feito durante a conferência Oracle Open World em São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos.

A empresa finlandesa, que comprou uma das maiores companhias de mapeamento do mundo, a Navteq, em 2008, busca maneiras para impulsionar o seu negócio e, recentemente, assinou outros acordos de serviços de mapas com companhias como Groupon e Amazon.

"A Nokia tem mantido nos últimos 18 meses sua missão de assinar acordos de mapeamento e localização com grandes empresas da internet. O acordo com a Oracle amplia isto e o mercado de grandes empresas para os serviços de localização da Nokia", afirmou ao Montreal Gazette Martin Garner, analista da empresa de consultoria britânica CCS Insight.

Em contrapartida aos baixos resultados da empresa no mercado de telefonia móvel, a venda dos negócios de localização da Nokia cresceu no último trimestre, embora ainda gere apenas quatro por cento da receita total do grupo.

Enquanto a Nokia se dá bem no mundo dos mapas, a concorrência enfrenta problemas. Na última semana, Tim Cook, CEO da Apple, enviou um pedido de desculpas para os usuários que se sentiram lesados pela mudança do Google Maps para o Apple Maps. O novo Maps foi introduzido no iOS 6 em substituição ao Google Maps.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.