Nokia e Mercedes-Benz se juntam para criar carros autônomos

Por Redação | 11 de Setembro de 2013 às 12h29

A Nokia entrou definitivamente no mercado de carros autônomos. A empresa desenvolve junto com a montadora Mercedes-Benz um veículo que não precisa de condutor. O carro funcionará com o sistema de mapas da Nokia, chamado Here, que após a venda da divisão de celulares para a Microsoft na semana passada passou a ser o setor mais forte do que restou da empresa finlandesa.

Inicialmente, a Nokia levará o Here para os sistemas automotivos da Mercedes, tornando-os "inteligentes". No entanto, a meta é criar carros autônomos até 2020. Com isso, a companhia compete com o Google, que já possui um veículo autônomo em fase de testes. Além disso, a gigante já ganhou as ruas integrando a versão para smartphones do Google Maps aos sistemas de veículos das montadoras Kia e Hyundai.

A Mercedes-Benz e a Nokia anunciaram que trabalham nos chamados smart-maps. Atualmente, as empresas desenvolvem uma versão de mapas em 3D da rota realizada pelo primeiro automóvel, o Benz Patent-Motorwagen, de 1886, entre Mannheim e Pforzheim, no sul da Alemanha.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

"Com base nas necessidades específicas de veículos autônomos, este mapa inclui dados precisos de rodovias que vão além dos mapas tradicionais, incluindo números e sentidos das vias, sinais de trânsito ao longo do percurso e as coordenadas exatas dos semáforos", informou a Mercedes-Benz, segundo o Giga Om.

Em outubro, durante a conferência Mobilize, em San Francisco, a Nokia deve relevar mais detalhes sobre o novo projeto.

Nokia e Mercedes
Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.