Nokia e Mercedes-Benz se juntam para criar carros autônomos

Por Redação | 11.09.2013 às 12:29

A Nokia entrou definitivamente no mercado de carros autônomos. A empresa desenvolve junto com a montadora Mercedes-Benz um veículo que não precisa de condutor. O carro funcionará com o sistema de mapas da Nokia, chamado Here, que após a venda da divisão de celulares para a Microsoft na semana passada passou a ser o setor mais forte do que restou da empresa finlandesa.

Inicialmente, a Nokia levará o Here para os sistemas automotivos da Mercedes, tornando-os "inteligentes". No entanto, a meta é criar carros autônomos até 2020. Com isso, a companhia compete com o Google, que já possui um veículo autônomo em fase de testes. Além disso, a gigante já ganhou as ruas integrando a versão para smartphones do Google Maps aos sistemas de veículos das montadoras Kia e Hyundai.

A Mercedes-Benz e a Nokia anunciaram que trabalham nos chamados smart-maps. Atualmente, as empresas desenvolvem uma versão de mapas em 3D da rota realizada pelo primeiro automóvel, o Benz Patent-Motorwagen, de 1886, entre Mannheim e Pforzheim, no sul da Alemanha.

"Com base nas necessidades específicas de veículos autônomos, este mapa inclui dados precisos de rodovias que vão além dos mapas tradicionais, incluindo números e sentidos das vias, sinais de trânsito ao longo do percurso e as coordenadas exatas dos semáforos", informou a Mercedes-Benz, segundo o Giga Om.

Em outubro, durante a conferência Mobilize, em San Francisco, a Nokia deve relevar mais detalhes sobre o novo projeto.

Nokia e Mercedes