Nokia deveria adotar o Android antes que seja tarde demais, alerta analista

Por Redação | 02 de Julho de 2013 às 13h12

Diversos técnicos e analistas já disseram que a Nokia deveria deixar de apostar no Windows Phone e entrar para o mundo do Android — pelo motivo óbvio de que a plataforma está dominando o mercado de dispositivos móveis. Mas esse excesso de conselhos não impediu que Pierre Ferragu, analista da Bernstein Research, recomendasse mais uma vez em uma recente nota aos clientes que a Nokia abrace o sistema operacional do Google.

Para Ferragu, a Nokia enfrenta dois grandes desafios estruturais: o desaparecimento de sua imagem no mercado de telefonia e a dificuldade de sucesso do Windows Phone. Conforme a nota escrita pelo analista e divulgada pelo Barron's, "uma decisão relativa a uma nova estratégia de plataforma parece urgente". Ele diz que continuar trabalhando apenas com o sistema operacional móvel da Microsoft e seu próprio Asha enquanto o dinheiro apenas diminui é uma futilidade.

"Ambos [os desafios estruturais] poderiam custar à Nokia um monte de dinheiro a curto prazo, na reestruturação, marketing / apoio à distribuição e perdas operacionais, o que significa que poderia ser tarde demais deixar para resolver o problema em alguns anos", escreveu o analista. "É melhor tomar a pílula antes que não se possa dar ao luxo de fazê-lo mais. Nós não ficaríamos surpresos de ver a Nokia adotar o Android como sua nova plataforma low-end até o final do ano", completou.

Leia também: Fim do Symbian: Nokia afirma que não venderá mais dispositivos com a plataforma

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.