Nokia anuncia apoio à Apple em sua batalha judicial contra a Samsung

Por Redação | 07 de Março de 2013 às 12h08
photo_camera SRK Times

A Nokia anunciou nesta quinta-feira (7) seu apoio à Apple em sua batalha judicial contra a Samsung por quebra de patentes e também em sua tentativa de proibir a venda de uma série de produtos da empresa sul-coreana nos Estados Unidos. A companhia finlandesa apresentou um documento de apoio à Maçã na Corte de Apelação dos Estados Unidos. As informações são do Mashable.

A companhia, que apresentou um 'amicus brief' (amigo da corte, em tradução livre) à Corte, acredita que a juíza Lucy Koh agiu de forma errada quando não aceitou o pedido da Apple de banimento dos produtos da Samsung em território norte-americano por infringimento de patentes - na última semana, a mesma juíza reduziu em cerca de 40% o valor da indenização que a Samsung deverá pagar à Apple, antes estimada em US$ 1 bilhão (cerca de R$ 2 bilhões).

Com a não-proibição da venda dos aparelhos, a Nokia acredita que a decisão possa ferir os princípios de proteção de patentes nos Estados Unidos, causando uma série de danos para as empresas em seus projetos de inovação. Nenhuma outra empresa de tecnologia entrou com documentos de apoio legal à Apple ou à Samsung no processo que as duas gigantes têm travado nos últimos meses.

A Nokia, por sua vez, também esteve envolvida em ações judiciais por uso indevido de patentes nos Estados Unidos contra a própria Apple e a antiga RIM, atual BlackBerry. O caso envolvendo as duas empresas agora aliadas judicialmente foi decidido mediante um acordo em 2011 e na maioria das ações, a Nokia ganhou por ser detentora de um extenso portfólio de patentes.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!