No futuro, a Apple quer que você controle o seu carro usando apenas o iPhone

Por Redação | 22.10.2014 às 17:33
photo_camera Divulgação

A Apple já está presente nos tablets, smartphones, tocadores de MP3 e muito em breve estará também em diversos automóveis. Isso porque a gigante de Cupertino possui um sistema de bordo específico para veículos, o CarPlay, que por enquanto está disponível apenas para um modelo da montadora Ferrari.

Sabendo que a praticidade é um dos fatores fundamentais para o sucesso de seus produtos, a companhia poderá incluir nesse mecanismo automotivo uma função interessante e de bastante ajuda no dia a dia. A empresa entrou com um pedido de registro de patente nos Estados Unidos para uma tecnologia capaz de transformar o iPhone ou o iPad em uma espécie de controle remoto para o carro. Na prática, significa que o motorista poderá realizar tarefas automaticamente ao aproximar o celular do veículo, como destrancar a porta, ligar o motor ou abrir a mala.

Sincronizar o seu carro com o smartphone não é tanta novidade assim, como destaca o BGR. Contudo, a ideia da Apple é disponibilizar um software que detecta o telefone do usuário toda vez em que este estiver a uma certa distância do automóvel – a integração aconteceria quase que instantaneamente, uma vez que o próprio carro viria equipado com um conjunto de sensores para concluir o processo.

Por exemplo, se o condutor estiver prestes a sair do veículo, o iPhone ou iPad destravaria as portas e, assim que perceber que o usuário está do lado de fora, enviaria um sinal para trancar as portas. Em outras situações, o sistema poderia ativar alarmes de segurança, dar a partida, programar de forma antecipada à chegada ao automóvel a temperatura interior (no caso o ar condicionado) e ainda abrir o porta-malas apenas com a aproximação do usuário pela parte traseira.

Não está claro como seria o funcionamento dessa tecnologia, mas tudo indica que pode ser através de uma conexão Bluetooth ou do iBeacon, sistema que faz o aparelho (iPhone, iPad ou iPod) receber mensagens e notificações via Bluetooth de acordo com a localização do usuário. Um recurso com essas características é citado no documento da patente, na qual a Maçã faz referência a uma maneira de permitir que a tecnologia envie sinais a longas distâncias que poderiam, entre outras tarefas, ligar o carro assim que o condutor estivesse a caminho.

Vale lembrar que a patente não implica o lançamento oficial do sistema, já que é comum as empresas garantirem para si o registro de possíveis mecanismos e produtos – mesmo que estes nunca cheguem de fato ao consumidor final.

Sobre o CarPlay

O CarPlay é um assistente de bordo criado para incorporar as funcionalidades do iPhone a veículos automotores. O usuário pode fazer ligações, escrever mensagens de texto, navegar na internet, ouvir músicas por aplicativos como Spotify e iHeartRadio, acessar agenda telefônica, podcasts e outras atividades por meio de um painel sensível ao toque ou utilizando comandos de voz pela Siri.

Como já acontece nos carros atualmente, o motorista precisa conectar o cabo Lightning em uma entrada próxima ao painel, mas no futuro deverá ser possível fazer esse processo sem fios pelo Bluetooth ou Wi-Fi do celular. Segundo a Apple, a integração com o aparelho vai facilitar a navegação por GPS e ajudar na busca de destinos pelo Apple Maps. Até o momento, o programa tem compatibilidade apenas com a versão iOS 7 instalada nos iPhones 5, 5S, 5C, 6 e 6 Plus.

Inicialmente, o CarPlay estará disponível em onze marcas de carros, incluindo Mercedes-Benz, Volvo, Abarth, Alfa Romeo, Audi, Chrysler, Dodge, Fiat, Jeep, Mazda e Ram, além da já citada Ferrari. A expectativa é que o sistema chegue aos veículos dessas montadoras já no ano que vem.