Netflix e transmissão em 4K: novidades podem ser divulgadas em janeiro, na CES

Por Redação | 23 de Dezembro de 2013 às 13h08
photo_camera USA Today

A Netflix deve divulgar mais detalhes de sua futura transmissão em Ultra High Definition (UHD) na CES 2014, que ocorrerá entre 7 e 10 de janeiro, em Las Vegas (EUA). Neil Hunt, executivo da Netflix, afirma que a empresa tem interesse em ofertar serviço de streaming em altíssima resolução a várias companhias que lançarão novas TVs 4K. Não é comentado, ao menos inicialmente, sobre a compatibilidade de transmissão com os consoles de nova geração, Playstation 4 e Xbox One. A segunda temporada de House of Cards, série exclusiva da Netflix, já será transmitida em UHD.

Barreiras para a transmissão

A imagem transmitida em 4K, com resolução de 3840×2160 pixels, demanda uma velocidade aproximada de 50 Mbps, caso o vídeo esteja comprimido, conforme demostrado pela Sony em 2012. Segundo dados recentes da Net Index , a velocidade média da conexão brasileira é pouco menor que 10 Mbps. O local com transmissão mais rápida é Hong Kong (68,37 Mbps) e poucos países se encontram acima dos 50 Mbps. Essa limitação pode ser um entrave, pelo menos no início, para o sucesso do projeto da Netflix.

No Brasil, além da questão da velocidade, o alto custo dos aparelhos 4K pode afastar consumidores. Em pesquisa de valores, uma TV 3D 4K de 65 polegadas da Sony é encontrada por quase R$20 mil, e um outro modelo, da Samsung, de 55 polegadas, sai por R$14.999,00.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.