Negócio de notebooks da HP e Lenovo deve cair 20% no primeiro trimestre de 2013

Por Redação | 17 de Janeiro de 2013 às 12h56
photo_camera ThinkPad

O mercado de computadores vem enfrentando séria crise nos últimos meses com a ascensão do mercado de dispositivos móveis. E fontes anônimas afirmaram ao Digitimes que a distribuição de notebooks da HP e da Lenovo, consideradas as duas maiores produtoras de computadores no mundo, deverá cair 20% no primeiro trimestre de 2013.

A estimativa é muito maior do que os analistas haviam previsto anteriormente, de queda de 10% no primeiro trimestre. As fontes do site chinês indicam que a HP deverá distribuir 6,5 milhões de unidades de notebooks no período, queda significativa em comparação às 8 milhões de unidades vendidas no mesmo período do ano anterior, enquanto a Lenovo venderá aproximadamente 5,2 milhões de unidades de PCs no trimestre, contra as 6,5 milhões de unidades vendidas no quarto trimestre de 2012.

Já as produtoras de hardware taiwanesas Acer e ASUS deverão sentir sua distribuição de computadores pessoais diminuir em torno de 7% e 10%, respectivamente, no primeiro semestre de 2013. Recentemente, as duas companhias informaram que irão encerrar sua produção de netbooks ainda neste ano.

Mas, segundo as fontes consultadas pela reportagem, a demanda por notebooks no mercado final deverá voltar à normalidade em março, antes de vivenciar um aumento significativo em abril.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.