Mudança de estratégia gera aumento no faturamento da Lenovo

Por Redação | 13 de Fevereiro de 2014 às 15h21
Tudo sobre

Lenovo

Os números revelados pela Lenovo e referentes ao último trimestre de 2013 revelaram que a estratégia “PC Plus”, que prevê o fim da dependência do mercado de computadores e a entrada feroz em outras indústrias, começou bem antes da compra da Motorola. Nos últimos três meses do ano passado, a companhia obteve um crescimento de 15% em seu faturamento, chegando a US$ 10,8 bilhões.

Houve alta também nos lucros, que chegaram a US$ 265 milhões e representaram um aumento de 30% em relação ao que foi registrado no mesmo período de 2012. Em um dado interessante, a Lenovo afirma que cinco dispositivos próprios eram vendidos em todo o mundo a cada cinco segundos, totalizando 32,6 milhões de unidades comercializadas.

E a grande força desse resultado, mesmo antes da compra da Motorola, esteve no campo dos tablets e smartphones. O divisão chamada de “Internet and Home”, que também inclui televisores inteligentes, foi responsável por 16% do faturamento total da Lenovo. Refletindo a tendência global, foram 17,3 milhões de unidades de dispositivos móveis vendidas contra 15,3 milhões de computadores, notebooks ou outros.

Assista Agora: Nunca mais contrate funcionários para sua empresa! Comece o ano em uma realidade completamente diferente!

Mesmo já ficando para trás em relação ao mundo mobile, a venda de computadores também apresentou alta de 11% e a empresa tem uma expectativa de que esse crescimento continuará a ocorrer, mas de forma cada vez mais modesta. Foi daí que veio a ideia de diversificação, antes que o negócio de PCs e notebooks realmente comece a apresentar baixas e acabe dificultando a vida dos executivos.

Como mostra o jornal The New York Times, os resultados da Lenovo também foram dignos de comemoração por baterem recordes, já que os últimos três meses de 2013 representaram a primeira vez em que o faturamento da empresa ultrapassou a marca dos US$ 10 bilhões. Além disso, serve como uma amostra de que a companhia está mais forte do que os investidores imaginavam, uma ideia que surgiu principalmente após as compras da Motorola e do segmento de servidores da IBM.

Ao todo, a Lenovo gastou mais de US$ 5 bilhões nos dois negócios e levantou suspeitas de que a empresa estaria se movimentando de forma muito agressiva em busca de uma mudança rápida nos números. Para a companhia, agora, o desafio é entrar de vez no mercado dos Estados Unidos e reverter a tendência de queda dos dois negócios recém-adquiridos, algo que os executivos se mostram bastante confiantes de que vai acontecer no futuro próximo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.