Publicidade

Mozilla troca Google por Yahoo como mecanismo de pesquisa padrão

Por| 20 de Novembro de 2014 às 18h01

Link copiado!

Mozilla troca Google por Yahoo como mecanismo de pesquisa padrão
Mozilla troca Google por Yahoo como mecanismo de pesquisa padrão
Tudo sobre Yahoo

Ao longo dos últimos 10 anos, a Mozilla e o Google tiveram uma parceria bastante lucrativa, onde o Google era o mecanismo de busca padrão do Firefox. No entanto, o casamento acabou e a Mozilla trocou o gigante das buscas pelo rival Yahoo.

A relação entre as duas empresas já não andava muito boa, porque como o foco principal do Google é a venda de propagandas, a privacidade dos usuários acaba ficando prejudicada, e isso é algo que a Mozilla é contra. Além disso, o Google promove ativamente um produto rival, o navegador Chrome, e a Mozilla desenvolve seu próprio sistema operacional para dispositivos móveis, que concorre com o Android.

Com isso, o Yahoo acabou herdando a nova parceria, que vai fornecer uma boa parcela das 100 bilhões de pesquisas anuais que os usuários do Firefox realizam, o que pode ter um impacto significativo nas finanças da companhia liderada por Marissa Mayer.

Segundo a CEO, essa é a parceria mais importante para o Yahoo nos últimos 5 anos, e isso deve ajudar a companhia a expandir o alcance das pesquisas e aprimorar as comunicações e conteúdo digital.

Continua após a publicidade

Os valores do acordo não foram mencionados, mas estima-se que foi uma boa quantia. Diferentemente do contrato anterior com o Google, a Mozilla poderá, ainda, promover outros mecanismos de pesquisa populares em outros países, como o Yandex da Rússia e o Baidu, chinês.

Para conseguir o acordo, o Yahoo teve que assinar um termo se comprometendo com a tecnologia “do not track”, promovida pela Mozilla, que permite aos usuários apertar um botão para que os sites visitados não armazenem seus dados pessoais. Em abril, o Yahoo se negou a participar do programa, alegando que não havia nenhum acordo formal para tal, e a companhia obviamente queria rastrear os dados dos usuários para seus anúncios.

Com o acordo, o Yahoo passará a participar do programa, apenas para quem estiver utilizando o Firefox. Desta maneira, quem utiliza a pesquisa do Yahoo em outros navegadores não terá a privacidade.

A partir de dezembro, a página de resultados da pesquisa do Yahoo no Firefox será remodelada, com um visual mais atraente, e no início do ano a novidade será aplicada a todos os usuários.

Continua após a publicidade

O Google continuará fornecendo alguns serviços para a Mozilla, e se recusou a comentar sobre o novo acordo.