Minicomputador Edison é destaque da Intel Developer Forum 2014

Por Redação | 16 de Setembro de 2014 às 11h43

A edição 2014 da Intel Developer Forum, que aconteceu na semana passada, em São Francisco, na Califórnia (EUA), acabou parcialmente ofuscada pelo lançamento do iPhone 6. As novidades da Intel, entretanto, chamaram a atenção do setor de tecnologia, especialmente com relação ao minicomputador Edison.

O Edison possui conectividade sem fio e tamanho aproximado de um cartão SD, além de configuração poderosa para suas dimensões: 1 GB de memória RAM LPDDR4, processador Quark Sock, memória interna flash de 4 GB eMMC, duas entradas USB, suporte para cartões microSD e sistema operacional Yocto Linux 1.6.

Seu preço inicial será de US$ 50 e ele poderá ser utilizado em vários ramos, principalmente no da Internet das Coisas. Segundo a Intel, o Edison poderia ser utilizado na robótica, segurança, construção civil, moda, entre outros setores que possam utilizar sistemas autômatos. A novidade já estará presente lá fora em dispositivos pequenos e vestíveis, mas por enquanto ainda não há previsão de chegada ao Brasil.

edison

Outra apresentação bastante prestigiada durante o evento foi sobre a Internet das Coisas. A companhia destacou quatro pontos-chave para seu desenvolvimento: segurança, interoperabilidade, padrões industriais e o escalonamento do ecossistema. Entre os exemplos, barris, cadeiras de rodas, grandes carrocerias e outros objetos que agora podem estar conectados e ser manuseados de forma inteligente.

A Intel vem buscando mais interatividade para dispositivos e durante o IDF 2014 exibiu produtos da família Intel RealSense, com software e câmeras de profundidade capazes de oferecer uma interação mais natural e intuitiva a partir da computação pessoal. Para isso, a companhia desenvolve detecção e rastreamento facial, detecção de emoção, varredura 3D, fotografia com informações de profundidade, remoção do fundo e o rastreamento das 22 articulações de cada mão para um reconhecimento mais preciso dos gestos livre de toques.

Os tablets também receberam atenção especial com o programa Design de Referência da companhia para Android. A ideia é facilitar o trabalho de engenharia para fabricantes de tablets e desenvolvedores de software, ajudando-os a reduzir custos e o tempo necessário para levar um dispositivo ao mercado. Ao participarem desse programa, os fabricantes podem usar seus recursos para inovar em seus lançamentos.

A Intel também apresentou novos produtos da linha Xeon E5-2600/1600 v3 para Data Centers. As novas famílias do processador incluem inúmeras melhorias que fornecem um aumento de desempenho de até três vezes em relação à geração anterior, eficiência no consumo de energia de classe mundial e maior segurança.

O evento ainda teve soluções mais eficientes para redes, com disponibilidade comercial do Intel XMM 7260 LTE-Advanced, um modem que fornece suporte multimodo FDD LTE para cobertura global; e mais recursos para desenvolvedores, com ferramentas de hardware e software de alto desempenho e para diversos sistemas operacionais.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.