Google já ultrapassa mídia impressa dos EUA em receita de publicidade

Por Redação | 13.11.2012 às 12:07 - atualizado em 13.11.2012 às 12:48

Quando o assunto é publicidade, o Google lidera o ranking. Pelo menos é o que aconteceu recentemente e foi noticiado pelo Link, do Estadão: uma empresa alemã de pesquisa, a Statista, revelou que o Google ganha mais dinheiro com publicidade do que todas as publicações impressas nos Estados Unidos juntas.

Os números comprovam que o Google obteve 10,9 bilhões de dólares (cerca de 22,5 bilhões de reais) em renda publicitária no primeiro semestre de 2012. Em comparação, o setor americano de mídia impressa conseguiu uma quantia inferior, de US$ 10,5 bilhões (aproximadamente 21,6 bilhões de reais).

A Statista informou que a comparação não é "científica", já que o Google é uma operação global, enquanto as outras empresas atuam apenas nos limites do mercado norte-americano.

Mas o que chama a atenção nesta pesquisa é a nova tendência, que está se tornando cada vez mais irreversível. Em janeiro deste ano, um relatório apontou que a publicidade online iria ultrapassar a de mídia impressa pela primeira vez em 2012, nos Estados Unidos. No levantamento realizado pela empresa EMarketer, os resultados mostraram que a publicidade online, que teve um aumento de 23% em 2011, estava prevista para crescer 23,9% este ano.

Em contrapartida, a previsão para propaganda veiculada em mídia impressa no mundo era cair de US$ 36 bilhões (cerca de R$ 74,2 bilhões) para US$ 33,8 bilhões (cerca de R$ 67,6 bilhões) em 2012.