Microsoft unifica programas para impulsionar startups

Por Redação | 25 de Junho de 2013 às 17h48

Apenas um dia antes de dar início à 'Build 2013', sua conferência que acontece em São Francisco, a Microsoft anunciou nesta terça-feira (25) a união de uma série de seus programas para impulsionar startups em uma única unidade chamada 'Microsoft Ventures'.

Rahul Sood, gerente geral da Microsoft Startups escreveu um post no blog oficial da empresa dizendo que a novidade é um esforço global coordenado, que oferece as ferramentas, recursos, conhecimentos e rotas de mercado, entre outros benefícios, para as empresas de tecnologia que têm boas ideias e um futuro pela frente.

A nova unidade vai incorporar o fundo de investimentos 'Big Fund', que atua como uma espécie de investidor-anjo e possui um programa de incubação para startups, além dos aceleradores de startup, como o 'BizSpark'. A empresa diz ainda que já forneceu a 75 mil startups de 100 países o acesso a ferramentas e recursos por meio do BizSpark, desde 2008. A Microsoft também viu 114 novas empresas se formarem nos últimos dois anos graças aos seus programas aceleradores.

Microsoft Ventures

A ideia de unificar todos esses programas foi pensada para dar aos empresários um único ponto de entrada para se envolver com a Microsoft, conforme explica o executivo. E vale ressaltar que a empresa não está fechando o BizSpark, que deve continuar a oferecer o acesso de startups a produtos da Microsoft, incluindo o Windows, Office. Já o Bing Fund, agora, terá dinheiro para financiar ainda mais startups em áreas como software empresarial, big data, segurança, inteligência artificial, publicidade, jogos e serviços na nuvem.

Uma vez que os empresários perceberem o potencial de negócio em suas ideias, eles poderão participar de um programa acelerador que dura entre três e seis meses. Os aceleradores da Microsoft Ventures já atuam em diversas regiões do mundo, e agora devem se expandir para outros locais, incluindo o Rio de Janeiro.

Aceleradoras de Startup Microsoft
Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.